Jl 2.28,29: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne,
e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os
vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas,
naqueles dias derramarei o meu Espírito”.
O
Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Eterno, Trino e Uno. Embora a
plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de Jesus,
e posteriormente, no Pentecoste, há trechos do AT que se referem a Ele e à sua
obra. Este estudo examina os ensinamentos do AT a respeito do Espírito Santo.
A
palavra hebraica para “Espírito” é
ruah que, às vezes, é traduzida por “vento
e sopro”. Sendo assim, as referências nos AT ao sopro de Deus e o vento da
parte de Deus também podem referir-se à obra do Espírito de Deus.
A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
A Bíblia descreve várias atividades do Espírito Santo no Antigo
Testamento.
1) O Espírito Santo desempenhou um papel ativo na criação. O segundo
versículo da Bíblia diz que o “Espírito
de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gn 1.2), preparando tudo para
que a palavra criadora de Deus desse forma ao mundo. Tanto o Verbo de Deus
(isto é, a segunda pessoa da Trindade, Jo 1.1) quanto o Espírito de Deus, foram
agentes na criação. “Pelo seu Espírito
ornou os céus” (Jó 23.13), “Pela
palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo Espírito
da sua boca” (Sl 33.6). O Espírito também é o autor da vida. Quando Deus
criou Adão, foi indubitavelmente o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego
da vida. “E formou o Senhor Deus o homem
do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida:” (Gn 2.7). O
Espírito Santo continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4; Sl 104.30).
2) O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu
povo. Era o Espírito, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne
9.20). Quando os salmistas de Israel compunham seus cânticos, faziam-no
mediante o Espírito do Senhor. Davi declara em 2Sm 23.2 “O espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha
boca”. Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito de Deus a
declarar sua palavra ao povo, Moisés declara em Nm 11.29”Tomara que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o senhor lhes
desse o seu Espírito.”. Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu próprio espírito” ao invés
de andarem segundo o Espírito de Deus (Ez 13.2,3). Era possível, entretanto, o
Espírito de Deus vir sobre alguém que não tinha um relacionamento genuíno com
Deus para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira ao povo. Um exemplo está
em Nm 21.2 “E, levantando Balaão os olhos
e vendo a Israel que habitava segundo as tribos, veio sobre ele o Espírito de
Deus.” Essa vinda do Espírito sobre Balaão não equivale à plenitude do
Espírito como no NT. O Espírito veio sobre ele para fins de revelação, e não
para confirmação dele côo profeta. Deus cumpriu seus propósitos, certas vezes,
usa pessoas que nem estão vivendo em retidão diante dEle.
3) A liderança do povo de Deus no AT era fortalecida pelo Espírito do
Senhor. Moisés, por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de
Deus que compartilhava dos próprios sentimentos de Deus; sofria quando Ele
sofria, e ficava irado contra o pecado quando Ele se irava (Êx 33.11; 32.19).
Quando Moisés escolheu, em obediência à ordem do Senhor, setenta anciãos para
ajudá-lo a liderar os israelitas, Deus tomou do Espírito que estava sobre
Moisés, e o colocou sobre eles (Nm 11.16,17). Semelhantemente, quando Josué foi
comissionado para que sucedesse Moisés como líder, Deus indicou o “Espírito” estava nele (Nm 27.18). O
mesmo Espírito veio sobre Gideão (Jz 6.34), Davi (1Sm 16.13) e Zorobabel (Zc
4.6). Noutras palavras, no AT a maior qualificação para a liderança era a
presença do Espírito de Deus.
4) O Espírito de Deus também vinha sobre indivíduos a fim de
equipá-los para serviços especiais. Um exemplo notável, no AT, era José, a quem
fora outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de
Faraó (Gn 41.38-40). Note, também, Bezalel e Ooliabe, aos quais Céu concedeu a
plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à
construção do tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (Êx 31.1-11;
35.30-35). A plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa
que o batismo no Espírito Santo no NT. NO AT, o Espírito Santo vinha sobre uns
poucos indivíduos selecionados para servirem a Deus de modo especial, e os
revestia de poder. O Espírito do Senhor veio sobre muitos dos juízes, tais como
Otniel (Jz 3.9,10), Gideão, Jefté e Sansão (Jz 6.34; 11.29; 14.5,6; 15.14-16).
Estes exemplos revelam o princípio divino que ainda perdura: quando Deus opta
por usar grandemente uma pessoa, o seu Espírito vem sobre ela.
5) Havia, ainda, uma consciência no AT que o Espírito desejava guiar
as pessoas no terreno da retidão. Davi dá testemunho disto em alguns dos seus
salmos (Sl 51.10-13) 143.10). O povo de Deus, que seguia o seu próprio caminho
ao invés de ouvir a voz de Deus, recusava-se a seguir o caminho do Espírito. Os
deixam de viver pelo Espírito de Deus e experimentam, inevitavelmente, alguma
forma de castigo divino (Nm 14.19), devido a desobediência e a murmuração do
povo, Deus disse que o cadáver deles cairiam no deserto, isto é, punição por
não andar segundo o Espírito do Senhor.
6) Note que, nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre
poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou profecia.
Não houve nenhum derramamento do Espírito sobre Israel. O derramamento do
Espírito Santo de forma mais ampla começou no grande dia de Pentecoste. (At 2).
A PROMESSA DO PLENO PODER DO ESPÍRITO SANTO
O AT
antegozava a era vindoura do Espírito, isto é, a era do NT.
Em
várias ocasiões, os profetas falaram a respeito do papel que o Espírito
desempenharia na vida do Messias. Isaías, em especial caracterizou o Rei
vindouro, o Servo do Senhor, como uma pessoa sobre que o Espírito de Deus
repousaria de modo especial (Is 11.1-4; 42.1; 61.1-3). Quando Jesus leu as
palavras de Isaías 61, em Nazaré, cidade onde morava, terminou dizendo: “Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos
ouvidos” (Lc 4.21).
Outras
profecias do AT anteviam o período do derramamento geral do Espírito Santo
sobre a totalidade do povo de Deus. Entre esses textos, o de maio destaque é
Joel 2.28,29, citado por Pedro no dia de Pentecoste (Ar 2.17,18). Mas a mesma
mensagem também se acha em is 32. 15-17; 44.3-5; 59. 20,21; Ez 11. 19,20; 36.
26,27; 37.14; 39.29. Deus prometeu que, quando a Cida e o poder de Espírito
viessem sobre o seu povo, os seus seriam capacitados a profetizar, ver visões,
ter sonhos proféticos, viver uma vida em santidade e retidão, e a testemunhar
com grande poder. Por conseguinte, os profetas do AT previram a era messiânica.
E, a respeito dela, profetizaram sobre toda a humanidade. E foi o que aconteceu
no domingo de Pentecoste, dez dias depois de Jesus ter subido ao céu, com uma
subseqüência gigantesca colheita de almas conforme At 2. 41; 4.4; 13. 44, 48,49.
AMÉM!
Erivelton
R. de Jesus
Fontes:
Bíblia de Estudos Pentecostal e outros.
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