sábado, 5 de novembro de 2016

33 - O Espírito Santo no Antigo Testamento


Jl 2.28,29: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias derramarei o meu Espírito”.

            O Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Eterno, Trino e Uno. Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de Jesus, e posteriormente, no Pentecoste, há trechos do AT que se referem a Ele e à sua obra. Este estudo examina os ensinamentos do AT a respeito do Espírito Santo.
            A palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, às vezes, é traduzida por “vento e sopro”. Sendo assim, as referências nos AT ao sopro de Deus e o vento da parte de Deus também podem referir-se à obra do Espírito de Deus.

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
            A Bíblia descreve várias atividades do Espírito Santo no Antigo Testamento.
1)    O Espírito Santo desempenhou um papel ativo na criação. O segundo versículo da Bíblia diz que o “Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” (Gn 1.2), preparando tudo para que a palavra criadora de Deus desse forma ao mundo. Tanto o Verbo de Deus (isto é, a segunda pessoa da Trindade, Jo 1.1) quanto o Espírito de Deus, foram agentes na criação. “Pelo seu Espírito ornou os céus” (Jó 23.13), “Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo Espírito da sua boca” (Sl 33.6). O Espírito também é o autor da vida. Quando Deus criou Adão, foi indubitavelmente o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida. “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida:” (Gn 2.7). O Espírito Santo continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4; Sl 104.30).
2)    O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu povo. Era o Espírito, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne 9.20). Quando os salmistas de Israel compunham seus cânticos, faziam-no mediante o Espírito do Senhor. Davi declara em 2Sm 23.2 “O espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca”. Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito de Deus a declarar sua palavra ao povo, Moisés declara em Nm 11.29”Tomara que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o senhor lhes desse o seu Espírito.”. Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu próprio espírito” ao invés de andarem segundo o Espírito de Deus (Ez 13.2,3). Era possível, entretanto, o Espírito de Deus vir sobre alguém que não tinha um relacionamento genuíno com Deus para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira ao povo. Um exemplo está em Nm 21.2 “E, levantando Balaão os olhos e vendo a Israel que habitava segundo as tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.” Essa vinda do Espírito sobre Balaão não equivale à plenitude do Espírito como no NT. O Espírito veio sobre ele para fins de revelação, e não para confirmação dele côo profeta. Deus cumpriu seus propósitos, certas vezes, usa pessoas que nem estão vivendo em retidão diante dEle.
3)    A liderança do povo de Deus no AT era fortalecida pelo Espírito do Senhor. Moisés, por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de Deus que compartilhava dos próprios sentimentos de Deus; sofria quando Ele sofria, e ficava irado contra o pecado quando Ele se irava (Êx 33.11; 32.19). Quando Moisés escolheu, em obediência à ordem do Senhor, setenta anciãos para ajudá-lo a liderar os israelitas, Deus tomou do Espírito que estava sobre Moisés, e o colocou sobre eles (Nm 11.16,17). Semelhantemente, quando Josué foi comissionado para que sucedesse Moisés como líder, Deus indicou o “Espírito” estava nele (Nm 27.18). O mesmo Espírito veio sobre Gideão (Jz 6.34), Davi (1Sm 16.13) e Zorobabel (Zc 4.6). Noutras palavras, no AT a maior qualificação para a liderança era a presença do Espírito de Deus.
4)    O Espírito de Deus também vinha sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços especiais. Um exemplo notável, no AT, era José, a quem fora outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40). Note, também, Bezalel e Ooliabe, aos quais Céu concedeu a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (Êx 31.1-11; 35.30-35). A plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa que o batismo no Espírito Santo no NT. NO AT, o Espírito Santo vinha sobre uns poucos indivíduos selecionados para servirem a Deus de modo especial, e os revestia de poder. O Espírito do Senhor veio sobre muitos dos juízes, tais como Otniel (Jz 3.9,10), Gideão, Jefté e Sansão (Jz 6.34; 11.29; 14.5,6; 15.14-16). Estes exemplos revelam o princípio divino que ainda perdura: quando Deus opta por usar grandemente uma pessoa, o seu Espírito vem sobre ela.
5)    Havia, ainda, uma consciência no AT que o Espírito desejava guiar as pessoas no terreno da retidão. Davi dá testemunho disto em alguns dos seus salmos (Sl 51.10-13) 143.10). O povo de Deus, que seguia o seu próprio caminho ao invés de ouvir a voz de Deus, recusava-se a seguir o caminho do Espírito. Os deixam de viver pelo Espírito de Deus e experimentam, inevitavelmente, alguma forma de castigo divino (Nm 14.19), devido a desobediência e a murmuração do povo, Deus disse que o cadáver deles cairiam no deserto, isto é, punição por não andar segundo o Espírito do Senhor.
6)    Note que, nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou profecia. Não houve nenhum derramamento do Espírito sobre Israel. O derramamento do Espírito Santo de forma mais ampla começou no grande dia de Pentecoste. (At 2).

A PROMESSA DO PLENO PODER DO ESPÍRITO SANTO
            O AT antegozava a era vindoura do Espírito, isto é, a era do NT.
            Em várias ocasiões, os profetas falaram a respeito do papel que o Espírito desempenharia na vida do Messias. Isaías, em especial caracterizou o Rei vindouro, o Servo do Senhor, como uma pessoa sobre que o Espírito de Deus repousaria de modo especial (Is 11.1-4; 42.1; 61.1-3). Quando Jesus leu as palavras de Isaías 61, em Nazaré, cidade onde morava, terminou dizendo: “Hoje, se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos” (Lc 4.21).
            Outras profecias do AT anteviam o período do derramamento geral do Espírito Santo sobre a totalidade do povo de Deus. Entre esses textos, o de maio destaque é Joel 2.28,29, citado por Pedro no dia de Pentecoste (Ar 2.17,18). Mas a mesma mensagem também se acha em is 32. 15-17; 44.3-5; 59. 20,21; Ez 11. 19,20; 36. 26,27; 37.14; 39.29. Deus prometeu que, quando a Cida e o poder de Espírito viessem sobre o seu povo, os seus seriam capacitados a profetizar, ver visões, ter sonhos proféticos, viver uma vida em santidade e retidão, e a testemunhar com grande poder. Por conseguinte, os profetas do AT previram a era messiânica. E, a respeito dela, profetizaram sobre toda a humanidade. E foi o que aconteceu no domingo de Pentecoste, dez dias depois de Jesus ter subido ao céu, com uma subseqüência gigantesca colheita de almas conforme At 2. 41; 4.4; 13. 44, 48,49.

AMÉM!
Erivelton R. de Jesus

Fontes: Bíblia de Estudos Pentecostal e outros. 

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