sábado, 5 de novembro de 2016

40 - PODER SOBRE SATANÁS E OS DEMÔNIOS


Mc 3.27: “Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.”
      Um dos destaques principais do Evangelho segundo Marcos é o propósito firme de Jesus: Derrotar Satanás e suas hostes demoníacas. No texto acima, isto é descrito como “manietar o valente”, isto é, Satanás e, “roubará a sua casa”, isto é, libertar os escravos de Satanás. O poder de Jesus sobre Satanás fica claramente demonstrado na expulsão de domônios (Gr. Daimonion) ou espíritos malignos.
Os Demônios
      Saiba que, quando tratamos do mundo dos anjos, estamos lidando com o muno invisível dos espíritos, mundo que si constitui num verdadeiro desafio à mente e à força humana. A Bíblia parece sugerir que a mais exaltada posição no reino dos espíritos era ocupada no princípio por Lúcifer, uma criatura perfeita em todos os seus caminhos, desde a sua criação. “...Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” (Ez 28.12-15). O profeta Ezequiel fala do mais grandioso ser que Deus criou no princípio, um ser que tinha força, sabedoria, beleza, glória e autoridade jamais igualada a qualquer criatura.
      Lúcifer é descrito como “o sinete da perfeição”, o que no original hebraico significa um padrão da perfeição. Também ele é descrito como “cheio de sabedoria e formosura”, o mais belo e sábio de toda criação. Lúcifer é também chamado de “querubim da guarda, ungido”. Lúcifer era governador e líder dos seres angelicais e evidentemente os guiava em louvor e júbilo a Deus, em Ezequiel 28.14,16, a palavra guarda significa literalmente, quem conduz.
      A maior catástrofe da história da criação universal foi, sem dúvida a desobediência a Deus por parte de Lúcifer e a conseqüente queda de, talvez, um terço dos anhos que se ajuntaram a ele em sua maldade. “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?”(Is 14.12-17). (extraído do livro, Anjos, Homem e Pecado, Raimundo Ferreira de Oliveira, eetad).
      O anjo de luz, Lúcifer se tornou Satanás (Gr. Satan) que significa adversário, e os anjos que lhe acompanharam se tornaram anjos caídos ou demônios ou espíritos malignos. Após sua rebelião e queda, tornou-se o maior e principal adversário de Deus e dos homens. (Nunca compreenderemos adequadamente o NT a não ser que reconheçamos o fato subjacente de que Satanás é o “deus” deste mundo. {Teologia Sistemática da Doutrina Pentecostal, Pr. Marco Feliciano, Ed. Tempo de Avivamento}.
1)      O NT menciona muitas vezes pessoas sofrendo de opressão ou influência maligna de Satanás, devido a um espírito maligno que neles habita; menciona também o conflito de Jesus com os demônios. O Evangelho segundo Marcos, por exemplo, descreve muitos desses casos: Marcos 1.23-27,32,34,39; 3.10-12,15; 5.1-20; 7.25-30; 9.17-29; 16.17.
2)      Os demônios são seres espirituais com personalidade e inteligência. Como súditos de Satanás, inimigos de Deus, e dos seres humanos “E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.” (Mt. 12.43-45), são malignos, destrutivos e estão sobre a autoridade de Satanás.
3)      Os demônios são a força motriz que está por trás da idolatria, de modo que adorar falsos deuses é praticamente o mesmo que adora demônios. “Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.” (1Co 10.20). Logo, a idolatria envolve o culto aos demônios, direta e indiretamente.
4)      O NT mostra que o mundo está alienado de Deus e controlado por Satanás “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2Co 4.4). O “deus deste século ou príncipe deste mundo” é Satanás que exerce poder sobre boa parte da atividade deste mundo. Os demônios são parte das potestades malígnas; o cristão tem que lutar continuamente contra eles (Ef 6.12).
5)      Os demônios podem habitar no corpo dos incrédulos, e, constantemente, o fazem “e foram ter com Jesus, e viram o endemoniado...” ( Mc 5.15; Lc 4.41; *.27,28; At 16.18) e falam através das vozes dessas pessoas. Escravizam tais indivíduos e os induzem à iniqüidade, à imoralidade, e à destruição. Essa habitação de demônios no corpo dos incrédulos, classificamos como possessão demoníaca, essa possessão causam alguns sintomas na pessoa como:
·         Sintomas físicos: Força sobre-humuna (às vezes violenta e auto-destrutiva); Expressão facial alterada (olhar irado e malicioso); Mudança na voz (aspereza, zombaria, rouquidão); Sintoma semelhante à epilepsia (convulsões, prostração); insensibilidade à dor. (Mt 8.28; At 19.16; Lc 4.33; Mc 9.18-22; 5.1-5).
·         Sintomas psicológicos: Clarividência (habilidade para ver as coisas além da percepção normal); Telepatia (comunicação além do nível dos cinco sentidos); Habilidade para predizer o futuro; Habilidade para falar em línguas estrangeiras da pessoa possuída; Estado de transe (às vezes, a pessoa é incapaz de lembrar o que vez nesse estado); etc. (At 16.16-18; Mc 1.21-24,34; Lc 4.33; 1Sm 18.10; Mc 9.18-12).
·         Sintomas espirituais: Caráter imoral (profanidade, nudez, linguajar obsceno, blasfêmia); Ameaça verbal ou física a tudo o que representa Cristo ou o cristianismo; Entrar em estado de transe quando alguém ora; Incapacidade de confessar Jesus Cristo de forma reverente; Fenômenos “poltergeist” (ruídos inexplicáveis, objetos movimentando-se, odores desagradáveis); (At 13.4-11; Mc 5.1-5; Lc 9.41-42; 1Jo 4.1-6; 1Co 12.3; 1Sm 18.10).
6)      Os demônios podem causar doenças físicas “...Trouxeram-lhe um homem mudo e endemoniado. E, expulso os demônios, falou o mudo...” (Mt 9.32,33; 12.22; 17.14-18; Mc 9.17-27; Lc 13.11,16), embora nem todas as doenças e enfermidade procedam de espíritos maus “E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.” (Mt 4.24; Lc 5.12,13).
7)      Aqueles que se envolve com espiritismo e magia, isto é, feitiçaria, estão lidando com espíritos malignos, o que facilmente leva à possessão demoníaca “...Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?” (At 13.8-10; 19.9; Gl 5.20; Ap 9.20,21).
8)      Os espíritos malignos estarão grandemente ativos nos últimos dias desta era, na difusão do ocultismo, imoralidade, violência e crueldade; atacarão a Palavra de Deus e a sã doutrina “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (1Tm 4.1; Mt 24.24; 2Co 11.14,15). O maior surto de atividade demoníaca ocorrerá através do anticristo e seus seguidores “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,” (2Ts 2.9; Ap 13.2-8; 16.13,14). 

A PERSONALIDADE DE SATANÁS
           O Testemunho da Bíblia é que Deus, os anjos bons e maus, Satanás, os demônios e os maus espíritos existem. Todos não só possuem personalidade, mas são personalidades também.
           Que se entende por personalidade? Personalidade é a forma de vida caracterizada por uma existência autoconsciente, que possui intelecto, emoções e vontade. Deus criou a humanidade, e também criou Lúcifer e outras criaturas do mundo invisível, cada qual tendo personalidade própria. Satanás não foi criado por Deus, ele veio à existência devido a sua exaltação e rebeldia. Contudo, é também uma pessoa com sabedoria sutil.
           Cabe ao homem reconhecer a realidade, personalidade e propósitos de Satanás. Por outro lado, Deus deseja que os homens reconheçam os fatos relativos a Satanás, pelo que muito tem revelado sobre ele nas Escrituras. Por todas as páginas das Escrituras, Satanás é apresentado como uma pessoa, por meio de substantivos próprios e pronomes pessoais. Na Bíblia, Satanás é chamado de:
Ø  Abadon e Apoliom (Ap 9.11);
Ø  Belzebu (Mt 12.24);
Ø  Belial (2Co 6.15 – ARC);
Ø  O maligno (2Co 6.15);
Ø  Satanás (Lc 10.18; Ap 20.2);
Ø  O adversário (1Pe 5.8);
Ø  O dragão (Ap 12.7,17; 20.2);
Ø  A antiga serpente (Ap 12.9; 20.2);
Ø  O acusador dos filhos de Deus (Ap 12.10);
Ø  O príncipe deste mundo ou século (Jo 14.30; 2Co 4.4);
Ø  O enganador (Gn 3.4,13; 2Co 11.3,13,14; 2Tm 2.26);
Ø  A fonte de todo mal (Mt 13.28; 1Jo 3.8,10);
Ø  Homicida desde o princípio (Jo 8.44; 1Jo 3.12);
Ø  O maioral dos demônios (Mt 12.24);
Ø  O príncipe das potestades do ar (Ef 2.2)
Ø  O pai da mentira (Jo 8.44);
Ø  Sagaz, astuto (Gn 3.1; 2Co 2.11;11.3);
Ø  O sedutor do mundo (Ap 12.9);
Ø  Tentador (Gn 3.1; Jó 2.7; Mc 1.13; Jo 13.2).
O que o crente deve saber sobre Satanás?
Ele tem alta capacidade de operação como:
ü  Autor da apostasia (2Ts 2.9; 1Tm 4.1);
ü  Devemos resisti-lo (Rm 16.20; 2Co 11.30; 2Tm 2.26; 1Pe 5.9; 1Jo 2.13; Ap 12.11; Ef 6.16);
ü  Impede a expansão do Evangelho (Mc 4.15; Jô 13.2; At 5.2,3; 1Co 7.5; 2Co 12.7; 1Ts 2.18; 2Tm 2.26);
ü  Muda as Escrituras para o mal (Mt 4.6; Lc 4.10,11);
ü  Opera grandes sinais e prodígios (Mt 24.24; 2Ts 2.9; Ap 16.14; 19.20);
ü  Foi, é e será subjugado por Cristo (Mt 4.1; 8.31; 10.1; 12.28,29; Cl 2.15; 1Jo 3.8);
ü  Transformou-se em anjo de luz (2Co 11.4).
O Diabo é comparado a:
ü  Um passarinheiro (Sl 91.3);
ü  Aves (Mt 13.4);
ü  Um semeador de joio (Mt 13.25);
ü  Um lobo (Jo 10.12);
ü  Um leão que ruge (1Pe 5.8);
ü  Uma serpente (Ap 12.9; 20.2);
ü  Um dragão (Ap 16.13).

JESUS E OS DEMÔNIOS
1-      Nos seus milagres, Jesus freqüentemente ataca o poder de Satanás e o demonismo, por exemplo, “E estava na sinagoga deles um homem com um espírito imundo, o qual exclamou,Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.” (Mc 1.23-26, 34,39; 5.1-20; 9.17-29; Lc 13.11,12,16). Um dos seus propósitos ao vir à terra foi subjugar e libertar seus escravos (Mt 12.29; Mc 1.27; Lc 4.18).
2-      Jesus derrotou Satanás, em parte pela expulsão de demônios e, de modo pleno, através de sua morte e ressurreição “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” (Cl 2.15; Jo 12.31; 16.17; Hb 2.14). Deste modo, Ele aniquilou o domínio de Satanás e restaurou o poder do reino de Deus.
3-      O inferno (Gr. Gehenna), o lugar de tormento, está preparado para o diabo e seus demônios (Mt 25.41). Exemplos do termo gehenna no grego em: Mc 9.43,45,47; Mt 10.28; 18.9.
O CRENTE E OS DEMÔNIOS
           Aceitar Jesus Cristo como salvador não significa que o crente está liberto de todo o mal. É possível que os demônios fiquem alojados em seu corpo, e até mesmo que cristãos batizados e participantes da Santa Ceia, esteja possuídos, como por exemplo, Pedro em Mateus 16.23, que é repreendido por Jesus, e Judas Iscariotes que dispensa comentários, mas:
v  As Escrituras ensinam que nenhum verdadeiro crente, em que habita o Espírito Santo, pode ficar endemoniado; isto é, o Espírito e os demônios nunca poderão habitar no mesmo corpo “E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei...” (2Co 6.15,16). Paulo nesses versículos apresenta um forte argumento no sentido de um crente nascido de novo, sendo templo de Deus e do Espírito Santo. Os demônios podem, no entanto, influenciar os pensamentos, emoções e atos dos crentes que não obedecem aos ditames do Espírito Santo.
v  Jesus prometeu aos genuínos crentes autoridade sobre o poder de Satanás e das suas hostes. Ao nos depararmos com eles, devemos aniquilar o poder que querem exercer sobre nós e sobre outras pessoas, confrontando-os sem trégua pelo poder do Espírito Santo. (Lc 4.14-19).
v  Segundo a parábola em Marcos 3.27, o conflito espiritual contra Satanás envolve três aspectos: a) Declarar guerra contra Satanás segundo o propósito de Deus (Lc 4.14-19); b) Ir onde Satanás está (qualquer lugar onde ele tem uma fortaleza), atacá-lo e vencê-lo pela oração e pela proclamação do evangelho, e destruir suas armas de engano e tentação demoníacas (Lc 11.20-22); c) Apoderar-se de bens ou posses, isto é, libertando os cativos do inimigo e entregando-os a Deus para que recebam o perdão e a santificação mediante a fé em Cristo (Lc 11.22; At 26.18).
v  Seguem-se os passos que cada um deve observar nesta luta contra mal:
1)      Reconhecer que não estamos num conflito contra a carne e o sangue, mas contra as forças espirituais do mal (Ef 6.12);
2)      Viver diante de Deus uma vida fervorosamente dedicada à sua verdade e justiça (Rm 12.12; Ef 6.14);
3)      Crer que o poder de Satanás pode ser aniquilado seja onde for o seu domínio. E reconhecer que o crente tem armas espirituais poderosas dadas por Deus para a destruição das fortalezas de Satanás (2Co 10.3-5);
4)      Proclamar o Evangelho do reino, na plenitude do Espírito Santo (Mt 4.23; Lc 1.15-17; At 1.8; 2.4; 8.12; Rm 1.26; Ef 6.15);
5)      Confrontar Satanás e o seu poder de modo direto, pela fé no nome de Jesus (At 16.16-18), ao usar a Palavra de Deus (Ef 6.17), ao orar no Espírito (At 6.4; Ef 6.18), a jejuar (Mt 6.16; Mc 9.29), e ao expulsar demônios (Mt 10.1; 12.28; 17.17-21; Mc 16.17; Lc 10.17; At 5.16; 8.7; 16.18; 19.12);
6)      Orar, principalmente, para que o Espírito Santo convença os perdidos, no tocante ao pecado, à justiça e o juízo vindouro (Jo 16.7-11);
7)      Orar, com desejo sincero, pelas manifestações do Espírito, mediante os dons de curas, de líguas, de milagres e de maravilhas (At 4.29-33; 10.38; 1Co 12.7-11).
AMÉM!!!!!

Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal
Erivelton R. de Jesus




Nenhum comentário:

Postar um comentário