sexta-feira, 8 de novembro de 2013

10 - O CONCERTO DE DEUS COM OS ISRAELITAS

Dt 29.1: “Estas são as palavras do concerto que o Senhor ordenou a Moisés, na terra de Moabe, que fizesse como os filhos de Israel, além do concerto que fizera como eles em Horebe.”
O CONCERTO O MONTE SINAI (HOREBE)
Deus fez um concerto com Abraão e o renovou com Isaque e Jacó. O concerto de Deus com os israelitas, feito ao sopé do monte Sinai conforme está em Êxodo 19, onde este capítulo relata como seus estabeleceu seu concerto com o povo de Israel. É uma continuação do concerto de Deus com Abraão e seus descendentes. Esse concerto baseava-se na reconciliação de Israel com Deus, e na sua comunhão contínua com Ele. Definia também as condições segundo as quais Israel continuaria sendo a possessão preciosa e querida de Deus continuaria na sua bênção e executaria a sua vontade para a nação. E o desígnio de Deus era que Israel fosse um povo ímpar, escolhido e separado para Ele, para o propósito já mencionado. O povo devia corresponder em obediência e gratidão a Deus e procurar obedecer aos seus mandamentos, além de oferecer os sacrifícios determinados no concerto com Deus. Como resultado, os israelitas continuariam sendo o povo especial de Deus, um reino de sacerdotes santos e puros.
Este concerto abrange dos princípios básicos tratados no estudo “O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ.”
Primeiro: Unicamente Deus estabelece as promessas e compromissos do concerto, e Segundo: aos seres humanos cabe aceitá-los com fé obediente.
A diferença principal entre este concerto e o anterior é que Deus fez um sumário das respectivas promessas e responsabilidades do concerto antes da sua ratificação. (Êx 24.1-8).
  1. As promessas de Deus, neste concerto, eram basicamente as mesmas que foram feitas a Abraão. Deus prometeu que daria aos israelitas a terra de Canaã depois de libertá-los da escravidão do Egito, e que Ele seria o seu Deus e que os adotaria como o seu povo. O alvo supremo de Deus era trazer ao mundo o Salvador através do povo do concerto.
  2. Antes de deus cumprir essas promessas, Ele requereu que os israelitas se comprometessem a observar as suas leis declaradas quando eles estavam acampados no monte Sinai. Depois de Deus revelar os Dez mandamentos e muitas outras leis do concerto, os israelitas juraram a uma só voz: “Todas as palavras que o Senhor tem falado faremos.” (Êx 24,3). Sem essa promessa solene de aceitarem as normas de Deus, o concerto entre eles e o Senhor não teria sido confirmado.
  3. Essa resolução de cumprir a lei de Deus continuou com uma condição prévia do concerto. Somente pela perseverança na obediência aos mandamentos do Senhor e no oferecimento dos sacrifícios determinados por Deus no concerto é que Israel continuaria como a possessão preciosa de Deus, e igualmente continuaria a receber as suas bênçãos. Noutras palavras, a continuação da eleição de Israel como povo de Deus dependia da sua obediência ao seu Senhor. (Conforme Êx 19.5). O princípio da obediência a Deus é também um elemento essencial em nosso relacionamento com Cristo, no novo concerto. (Ver Jo 8.31; 14.21; Rm 3.12; Hb 3.-19).
  4. Deus também estipulou claramente o que aconteceria se o seu povo deixasse de cumprir as obrigações do concerto. O castigo pela desobediência era a destruição daquele povo, quer por banimento, quer por morte. Trata-se de uma repetição da advertência de Deus, dada por ocasião do Êxodo, isto é, aqueles que não cumprissem as suas instruções para Páscoa seriam excluídos do povo. Essas instruções não eram fictícias. Em Cades, por exemplo, quando os israelitas se rebelaram incrédulos, contra o Senhor, e como castigo, fê-los peregrinar no deserto durante trinta e nove anos; Ali, morreu todos os israelitas de vinte anos a cima, exceto Calebe e Josué. O castigo pela desobediência e incredulidades deles foi a perda do privilégio de habitar na terra do repouso, por Deus prometido.
  5. Deus não esperava de seu povo uma obediência perfeita, sincera e firme. O concerto já reconhecia às vezes, devido às fraques da natureza humana, eles fracassariam. Para remi-los da culpa do pecado e reconciliá-los consigo mesmo, Deus proveu o sistema geral de sacrifícios e em especial, o Dia Anual da Expiação. O povo podia assim confessar seus pecados, oferecer diversos sacrifícios, e deste modo reconciliar-se como o seu Senhor. Todavia, Deus julgaria severamente os desobedientes, a rebelião e a apostasia deliberada.
  6. No seu concerto com os israelitas, Deus tencionava que os povos doutras nações, ao observarem a fidelidade de Israel a Deus, e as bênçãos que recebiam, buscasse o Senhor e integrassem a comunhão da fé. Um dia, através do Redentor prometido, um convite seria feito às nações da terra para participarem dessas promessas. Assim, o concerto tinha um relevante aspecto missionário.
O CONCERTO RENOVADO NAS PLANÍCIES DE MOABE
Depois que a geração rebelde e infiel dos israelitas pereceu durante seus trinta e nove anos de peregrinação no deserto, Deus chamou uma nova geração de israelitas e preparou-os para entrarem na terra prometida, mediante a renovação do concerto com Ele. Para uma conquista bem sucedida da terra de Canaã, necessário era que eles se comprometessem com este concerto e que tivessem a garantia que o Senhor Deus estaria com eles.
a)    Essa renovação do concerto é o enfoque principal do livro de Deuteronômio. Depois de uma introdução, Deuteronômio faz um resumo histórico de como Deus lidou com o seu povo desde a partida do Sinai. Repete as principais condições do concerto, relembra aos israelitas as maldições e as bênçãos do concerto e termina com as providências para a continuação do concerto. Embora o fato não seja mencionado especificamente no livro, podemos ter como certo que a nação de Israel, à uma só voz, deu um caloroso “Amém”, às condições do concerto, assim como a geração anterior fizera no monte Sinai.
b)    O conteúdo básico desse concerto continuou como o do monte Sinai. Um assunto reiterado no livro inteiro de Deuteronômio é que, se o povo de Deus obedecesse todas as palavras do concerto, teria as bênçãos divinas, caso contrário, teria as maldições divinas como é falado do capítulo 27 ao 30. A única maneira deles e seus descendentes permanecerem para sempre na terra de Canaã era guardarem o concerto, amando o Senhor e obedecendo a sua lei.
c)    Moisés ordenou ao povo que periodicamente relembrassem o concerto feito. Cada sétimo ano, na Festa dos Tabernáculos, todos os israelitas deviam comparecer ao lugar que Deus escolhesse. Ali, mediante a leitura da Lei de Moisés, eles relembrariam do concerto de Deis com eles, e também, mediante a renovação da promessa, de cumprir o que ouviam (Dt 31.9-13).
d)    O AT registra vários exemplos notáveis dessa lembrança e renovação do concerto. Após a conquista da terra, e pouco antes da morte de Josué, este conclamou todo o povo como esse propósito. (Js 24). A resposta do povo foi clara e inequívoca: “Serviremos ao Senhor, nosso Deus e obedeceremos à sua voz”. (Js 24.24). Diante disso: “Assim fez Josué concerto naquele dia, com o povo.” (Js 24.25). Semelhantemente, Joiada dirigiu uma cerimônia de renovação do concerto, quando Joás foi coroado “E Joiada fez um concerto entre o Senhor, e o rei, e o povo, que seria povo do Senhor; como também entre o rei e o povo” (2Rs 11.17). E assim também fizeram Josias (2Rs 23.1-3), Ezequiel (2Cr 29.10) e Esdras (Ne 8.1-10.39).
e)    A chamada para relembrar e renovar o concerto é oportuna hoje. O NT é o concerto que Deus fez conosco em Jesus Cristo. Lembramos do seu concerto conosco quando lemos e estudamos a sua revelação contendo promessas e preceito, quando participamos da Ceia do Senhor. Na Ceia do Senhor, também renovamos nosso compromisso de amar ao Senhor e de servi-lo de todo o nosso coração. A Ceia do Senhor é um ato de comunhão com Cristo e de participação nos benefícios da sua morte sacrificial e, ao mesmo tempo comunhão com os demais membros do corpo de Cristo. Nessa ceia com o Senhor ressurreto. Ele como anfitrião, faz-se presente de modo especial. A Ceia do Senhor é também o reconhecimento e a proclamação da nova Aliança mediante a qual os crentes reafirmaram o senhorio de Cristo e nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecer leais, de resistir o pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo.

AMÉM!!!!!!!!!!!
Fontes: BÍBLIA DE ESTUDOS PETENCOSTAL

Erivelton de Jesus

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