sábado, 5 de novembro de 2016

38 - A IGREJA


Mt 16.18:  “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
                     A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente, refere-se à união de um povo, por convocação (Gr. Ekkaleo). No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se reúne como cidadãos do reino de Deus “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus” (Ef 2.19), com o propósito de adorar a Deus. A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local “Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles” (At 15.4), ou à igreja universal “no qual nós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef  2.22). Igreja local refere-se à igreja denominacional aqui na terra, isto é, um templo, um salão, onde as pessoas se reúnem para adorar a Deus, eu, por exemplo, faço parte da igreja evangélica Assembleia de Deus, ministério de Madureira, uma entre várias igrejas locais no Brasil. Ao contrário da igreja local que se refere à denominação, templo, etc., onde um grupo de pessoas se reúne para adorar a Deus, a igreja universal refere-se ao templo do Espírito Santo, a todos os salvos, independente da denominação, refere-se então àqueles que Jesus vai buscar, podemos dizer que é melhor fazer parte da igreja universal, a igreja que vai ser arrebatada, que conseqüentemente faremos parte da local. O mesmo não pode dizer, ou afirmar, que todos os que fazem parte da igreja local, conseqüentemente fazem para da igreja universal do nosso Senhor Jesus Cristo.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA
1-      A igreja é apresentada como podo de Deus: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome do Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da nossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”(1Pe 1.18,19). É um povo peregrino que já não pertence a esta terra “Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura” (Hb 13.14), cujo primeiro de ver é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador aqueles que o buscam” (Hb 11.6), ou seja, devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem cuidado e nós. Devemos crer que Ele nos galardoará quando o buscamos com sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do próprio Deus. Ele é o nosso escudo e a nossa grande recompensa. Devemos buscar a Deus com diligência e desejar ansiosamente a sua presença e graça.
2-      A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de Deus: A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo de Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e lês serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartou-vos diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor o Todo-poderoso” (2Co 6.16-18).
3-      A igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16). A ênfase aqui recai na igreja universal, isto é, os crentes como templo de Deus e como habitação do Espírito Santo. Como templo de Deus em meio uma sociedade perversa, o povo de Deus não deve participar dos pecados prevalecentes na sociedade. Deve rejeitar toda a imoralidade. Como templo de Deus, deve ser santo, porque Deus é santo (1Pe 1.14-16). Este falo no tocante à igreja, requer dela separação da iniqüidade e a imoralidade.
4-      A igreja é o corpo de Cristo: “Não sabeis vós que os nossos corpos são membros de Cristo?” (1Co 6.15,16; 10.16,17; 12.12-27). Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Ef 5.23; 1.22; 4.15; Cl 1.18).
5-      A igreja é a noiva de Cristo “porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a sabe, a Cristo” (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
6-      A igreja é uma comunhão espiritual (Gr. Koinonia): “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos” (2Co 13.13; Fp 2.1). Isto inclui a habitação nela do Espírito Santo “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.22; 7.37-39; Lc 11.13), a unidade do Espírito “há um só corpo e só Espírito...” (Ef 4.4) e o batismo com o Espírito Santo “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias...” (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7). Essa comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e cuidado entre irmãos. “ Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13.34,35).
7-      A igreja é um ministério espiritual (Gr. Diakonia): Ela ministra por meios de dons (Gr. Charismata) outorgados pelo Espírito Santo “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos...” (1Co 12.4-11,20-31; Rm 12.6; Ef 4.11).
8-                        A igreja é um exército engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do Espírito: “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus” (Ef 6.17). Seu combate espiritual, contra Satanás e o pecado. O Espírito que está na igreja e a enche, é qual guerreiro manejando a Palavra viva de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando todos os poderes das trevas “para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.” (At 28.18; b 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15-21).
9-                        A igreja é a coluna e o fundamento da verdade: “Mas, se tardar, para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação; tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). A palavra fé neste versículo significa o evangelho proclamado por Cristo e os apóstolos. É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito Santo e incorporada no NT. Todavia, a fé é mais do que a verdade objetiva. É, também, um modo de vida a ser vivido em amor e pureza. A palavra batalha (Gr. Epagonizomai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé. Significa, literalmente, “contender, estar sob muita pressão ou travar uma luta”. Devemos esforçar-nos ao máximo na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o NT, mesmo que isso nos for custoso e agonizante. Devemos negar-nos a nós mesmos e se necessário for, sofrer o martírio em prol do evangelho. Batalhar pela fé significa tomar posição firme e contra aqueles que, dentro da igreja visível ou local, negam a autoridade da Bíblia ou distorcem a fé original anunciada por Cristo e os apóstolos.
10-                    A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura: Esta esperança tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo “virei outra vez e vos levarei para mim mesmo...” (Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28). Tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai, o lugar que lhes está preparado. Oh glória!
11-                    A igreja é tanto invisível como visível: A igreja invisível ou universal é o conjunto de crentes verdadeiros, unidos pela fé em Cristo. A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis, bem como de crentes professos, porém falsos, caídos, espiritualmente mortos e mornos (Ap 2.2,5,7,11,17,26; 3.1,16).




AMÉM!!!!!
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Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal

Erivelton R. de Jesus

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