Mt 16.18: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela.”
A palavra grega ekklesia (igreja), literalmente,
refere-se à união de um povo, por convocação (Gr. Ekkaleo). No NT, o termo
designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se reúne como
cidadãos do reino de Deus “Assim que já
não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família
de Deus” (Ef 2.19), com o propósito de adorar a Deus. A palavra “igreja”
pode referir-se a uma igreja local “Quando
chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos e
lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles” (At 15.4),
ou à igreja universal “no qual nós
juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito” (Ef 2.22). Igreja local refere-se à igreja
denominacional aqui na terra, isto é, um templo, um salão, onde as pessoas se
reúnem para adorar a Deus, eu, por exemplo, faço parte da igreja evangélica
Assembleia de Deus, ministério de Madureira, uma entre várias igrejas locais no
Brasil. Ao contrário da igreja local que se refere à denominação, templo, etc.,
onde um grupo de pessoas se reúne para adorar a Deus, a igreja universal refere-se
ao templo do Espírito Santo, a todos os salvos, independente da denominação,
refere-se então àqueles que Jesus vai buscar, podemos dizer que é melhor fazer
parte da igreja universal, a igreja que vai ser arrebatada, que
conseqüentemente faremos parte da local. O mesmo não pode dizer, ou afirmar,
que todos os que fazem parte da igreja local, conseqüentemente fazem para da
igreja universal do nosso Senhor Jesus Cristo.
ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS DA IGREJA
1- A igreja é apresentada como podo de Deus: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo
Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome do Senhor
Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Co 1.2; 10.32; 1Pe 2.4-10), o
agrupamento dos crentes redimidos como fruto da morte de Cristo “sabendo que não foi com coisas
corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da nossa vã maneira de
viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue
de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.”(1Pe 1.18,19). É
um povo peregrino que já não pertence a esta terra “Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura”
(Hb 13.14), cujo primeiro de ver é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal
com Deus “Ora, sem fé é impossível
agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que
ele existe e que é galardoador aqueles que o buscam” (Hb 11.6), ou seja,
devemos crer na existência de um Deus pessoal, infinito e santo, que tem
cuidado e nós. Devemos crer que Ele nos galardoará quando o buscamos com
sinceridade, sabendo que nosso maior galardão é a alegria e a presença do
próprio Deus. Ele é o nosso escudo e a nossa grande recompensa. Devemos buscar
a Deus com diligência e desejar ansiosamente a sua presença e graça.
2- A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no reino de
Deus: A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a
recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o
templo de Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei;
e eu serei o seu Deus, e lês serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e
apartou-vos diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei e eu
serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor o
Todo-poderoso” (2Co 6.16-18).
3- A igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e
que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16). A ênfase aqui recai na
igreja universal, isto é, os crentes como templo de Deus e como habitação do
Espírito Santo. Como templo de Deus em meio uma sociedade perversa, o povo de
Deus não deve participar dos pecados prevalecentes na sociedade. Deve rejeitar
toda a imoralidade. Como templo de Deus, deve ser santo, porque Deus é santo
(1Pe 1.14-16). Este falo no tocante à igreja, requer dela separação da
iniqüidade e a imoralidade.
4- A igreja é o corpo de Cristo: “Não
sabeis vós que os nossos corpos são membros de Cristo?” (1Co 6.15,16; 10.16,17;
12.12-27). Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital
dos seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da
igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Ef 5.23; 1.22; 4.15; Cl
1.18).
5- A igreja é a noiva de Cristo “porque
vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a
sabe, a Cristo” (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial
enfatiza tanto a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o
amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.
6- A igreja é uma comunhão espiritual (Gr. Koinonia): “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de
Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos” (2Co 13.13; Fp
2.1). Isto inclui a habitação nela do Espírito Santo “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o
Espírito Santo” (Jo 20.22; 7.37-39; Lc 11.13), a unidade do Espírito “há um só corpo e só Espírito...” (Ef
4.4) e o batismo com o Espírito Santo “Porque,
na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito
Santo, não muito depois destes dias...” (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44;
19.1-7). Essa comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo amor e
cuidado entre irmãos. “ Um novo
mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que
também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus
discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (Jo 13.34,35).
7- A igreja é um ministério espiritual (Gr. Diakonia): Ela ministra
por meios de dons (Gr. Charismata) outorgados pelo Espírito Santo “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito
é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há
diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos...”
(1Co 12.4-11,20-31; Rm 12.6; Ef 4.11).
8-
A igreja é um exército
engajado num conflito espiritual, batalhando com a espada e o poder do
Espírito: “Tomai também o capacete da
salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus” (Ef 6.17). Seu
combate espiritual, contra Satanás e o pecado. O Espírito que está na igreja e
a enche, é qual guerreiro manejando a Palavra viva de Deus, libertando as
pessoas do domínio de Satanás e anulando todos os poderes das trevas “para lhes abrires os olhos e das trevas os
converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão
dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.” (At 28.18; b
4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15-21).
9-
A igreja é a coluna e o
fundamento da verdade: “Mas, se tardar,
para que saibais como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus
vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1Tm 3.15), funcionando, assim, como o
alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve sustentar a verdade e
conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores e os falsos mestres “Amados, procurando eu escrever-vos com toda
a diligência acerca da comum salvação; tive por necessidade escrever-vos e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Jd 3). A
palavra fé neste versículo significa o evangelho proclamado por Cristo e os
apóstolos. É a verdade estabelecida e inalterável, comunicada pelo Espírito
Santo e incorporada no NT. Todavia, a fé é mais do que a verdade objetiva. É,
também, um modo de vida a ser vivido em amor e pureza. A palavra batalha (Gr.
Epagonizomai) descreve a luta que o crente fiel deve travar na defesa da fé.
Significa, literalmente, “contender,
estar sob muita pressão ou travar uma luta”. Devemos esforçar-nos ao máximo
na defesa da Palavra de Deus e da fé segundo o NT, mesmo que isso nos for
custoso e agonizante. Devemos negar-nos a nós mesmos e se necessário for,
sofrer o martírio em prol do evangelho. Batalhar pela fé significa tomar
posição firme e contra aqueles que, dentro da igreja visível ou local, negam a
autoridade da Bíblia ou distorcem a fé original anunciada por Cristo e os
apóstolos.
10-
A igreja é um povo possuidor
de uma esperança futura: Esta esperança tem por centro a volta de Cristo para
buscar o seu povo “virei outra vez e vos
levarei para mim mesmo...” (Jo 14.3; 1Tm 6.14; 2Tm 4.8; Tt 2.13; Hb 9.28).
Tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar seus seguidores
para si mesmo, conduzindo-os à casa do Pai, o lugar que lhes está preparado. Oh
glória!
11-
A igreja é tanto invisível
como visível: A igreja invisível ou universal é o conjunto de crentes
verdadeiros, unidos pela fé em Cristo. A igreja visível consiste de
congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis, bem como de crentes
professos, porém falsos, caídos, espiritualmente mortos e mornos (Ap
2.2,5,7,11,17,26; 3.1,16).
AMÉM!!!!!
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Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal
Erivelton R. de Jesus
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