quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

03 - O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ


Gn 26.3-5 “Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua semente darei todas estas terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai. E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu á minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.”
A Natureza do Concerto
A Bíblia descreve o relacionamento entre Deus e o seu povo em termos de “pactos ou concertos”. Esta palavra aparece pela primeira vez em Gn 6.18 “Mas contigo estabelecerei o meu pacto;” e prossegue até o NT, onde Deus fez um novo concerto com a raça humana mediante Jesus Cristo. Quando compreendemos o concerto entre Deus e os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) aprendemos a respeito de como Deus quer que vivamos em nosso relacionamento pactual com Ele.
 1) O nome especial de Deus, em relação ao concerto, conforme a revelação bíblica, é Jeová, que significa “Senhor”. Inerente neste nome pactual está a benignidade de Deus, sua solitude redentora pela raça humana, sua contínua presença entre o seu povo, seu propósito de estar em comunhão com os seus e ser o seu Senhor.
2) A divina e fundamental promessa d concerto é a seguinte: “...para te ser a ti por Deus e á tua semente depois de ti” (Gn 17.7)
A razão de ser e a realidade do concerto de Deus com Abraão era Deus ser o Deus único de Abraão e seus descendentes. A promessa de “te ser a ti por Deus” é a promessa mais grandiosa das escrituras. É a primeira promessa, a promessa fundamental, na qual se baseiam todas as demais promessas. Significa que Deus assume o compromisso, sem reservas, com o povo fiel, para ser o seu Deus, seu escudo e seu galardão. Significa, também, que a graça de Deus, seu perdão, promessa, proteção, orientação, bondade, ajuda e bênçãos são dadas aos seus com amor. “E dar-lhe-ei coração para que me conheçam, por que eu ou o Senhor; e ser-me-ão pro povo, e Eu lhe serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu coração.” (Jr 24.7). Todos os crentes herdam essa mesma promessa mediante a fé em Cristo. “Ora, as promessa foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.” (Gl 3.16). Desta promessa dependem todas as demais integrantes do concerto.
3) O Alvo supremo do concerto entre Deus e a raça humana era salvar não somente uma nação (Israel), mas a totalidade da raça humana. No caso de Abraão, Deus já lhe prometera que nele “Todas as nações da terra” seriam benditas. “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; E em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.3) e mais (18.18; 22.18; 26.4). Deus estendeu sua graça pactual à nação de Israel afim de que esta fosse “para luz dos gentios”, “Eu o Senhor, te chamei em justiça, e tomei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo para a luz dos gentios.” (Is 42.6). Isso cumpriu-se mediante a vinda do senhor Jesus Cristo como Redentor, quando então, os cristão começaram a levar a mensagem do evangelho pó todo o mundo. “Ora, tendo a escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que  são da fé são benditos com o crente Abraão. Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Ora a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa de Espírito.” (Gl 3.8-14).
4) Nos dois concertos que Deus fez com o ser humano através das escrituras, há dois princípios atuantes:
a) Era somente Deus quem estabelecia as promessas e condições do seu concerto.
b) Cabia ao ser humano aceitar por fé obediente essas promessas e condições.
Em certos casos, Deus estabeleceu com muita antecipação as promessas e as responsabilidades de ambas às partes, isto é, tanto da parte de Deus como da parte do ser humano, e em tempo algum, o povo conseguiu junto a Deus alterar as condições do concerto para beneficiar-se.

O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO
1)  Deus, ao estabelecer comunhão com Abraão, mediante o concerto ( Gn 15), fez-lhe caramente várias promessas: Deus como escudo e recompensa de Abraão. “... Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.”  (Gn 15.1), descendência numerosa “... Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as pode contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.”(Gn 15.5), e a terra de Canaã como herança “ Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos Caldeus, para dar-te esta terra, para a herdares.”(Gn 17.7).
2)  Deus conclamou Abraão a corresponder essa promessas por fé, aceitá-las, e confiar nEle como seu Senhor. Por Abraão assim fazer, Deus o aceitou como justo “E creu ele no Senhor, e foi imputado isto por justiça.” (Gn 16.6) e foi confirmado mediante comunhão pessoal com Ele.
3)  Não somente Abraão precisou, de início, expressar sua fé para a efetuação do concerto, como também Deus requereu que, para continuação das bênçãos do referido concerto, Abraão devia, de coração, agradar a Deus, através de uma vida de obediência.
a) Deus requereu que Abraão andasse na sua presença e que fosse perfeito. Noutras palavras, se sua fé não fosse acompanhada de obediência, ele estaria inabilitado para participar dos eternos propósitos de Deus.
b) Num caso especial, Deus provou a fé de Abraão ao ordena-lhe que sacrificasse seu próprio filho, Isaque. “E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Miriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que Eu te direi.” (Gn 22.1,2). Abraão foi aprovado no teste e, por conseguinte, Deus prometeu que seu pacto com ele ia continuar.
c) Deus informou diretamente a Isaque que as bênçãos continuariam imutáveis e que seriam transferidas para ele porque Abraão lhe foi obediente e guardou os seus mandamentos. “E multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e darei à tua semente todas estas terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu à minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.” (Gn 26.4,5).
4)  Deus ordenou diretamente a Abraão e aos seus descendentes que circuncidassem cada menino nascido na sua família “...Que todo macho será circuncidado.”(Gn 17. 9-13). O Senhor determinou que cada criança do sexo masculino não circuncidado fosse excluída do seu povo. “E o macho com prepúcio, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidado, aquela alma será extirpada dos seus povos; quebrantou o meu concerto.” (Gn 17.14). Por violação do concerto, noutras palavras, a desobediência a Deus levaria á perda das bênçãos do concerto.
5) O concerto entre Deus e Abraão foi chamado um “concerto perpétuo”. “E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e à tua semente depois de ti.” (Gn 17.7). A intenção de Deus era que o concerto fosse pra sempre e permanente. Era, no entanto, passível de ser violado pelos descendentes de Abraão, e assim acontecendo, Deus não teria de cumprir as suas promessas. Por exemplo, a promessa que a terra de Canaã seria uma possessão perpétua de Abraão e seus descendentes, foi quebrada pela apostasia de Israel e pela infidelidade de Judá e sua desobediência a lei de Deus “Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgrediram as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna” (Is 24.5); Por isso, Israel foi levado para o exílio na Assíria, enquanto Judá foi levado para o cativeiro em Babilônia.

O CONCERTO DE DEUS COM ISAQUE
1)  Deus procurou estabelecer o concerto abraâmico com cada geração seguinte, apartir de Isaque, filho de Abraão. “O me concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte.” (Gn 17.21).
Não bastava que Isaque tivesse por pai a Abraão; Ele, também, precisava aceitar pela fé as promessas de Deus. Somente então é que Deus diria: “Eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente.” (Gn 26.24)
2) Durante os vinte primeiros anos do seu casamento, Isaque e rebeca não tiveram filhos. Rebeca permaneceu estéril até que Isaque orou ao Senhor, pedindo que sua esposa concebesse. “E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.” (Gn 25.21).
Esse fato demonstra que o cumprimento do concerto não se dá por meios naturais, mas somente pela ação graciosa de Deus, em resposta à oração e busca da sua face, isto é, a oração é o meio pelo qual Deus cumpriu suas promessas e bênçãos.
3) Isaque também tinha que ser obediente para continuar a receber as bênçãos do concerto. Quando uma fome assolou a terra de Canaã, por exemplo, Deus proibiu Isaque de descer para o Egito, e mandou ficar onde estava. Se obedecesse a Deus, teria a promessa divina: “...Confirmarei o juramento, que tenho jurado a Abraão, teu pai.” (Gn 26.3). Deus levantou Abraão como um modelo da obediência que procede da fé. Este tinha feito um esforço sincero para guardar as leis e os mandamentos do Senhor. Por causa disso, Deus o abençoou. Isaque e todos os crentes devem seguir o exemplo da fé e da obediência de Abraão, se esperam participar das promessas de Deus segundo o concerto e da sua salvação.

O CONCETO DE DEUS COM JACÓ
1)  Isaque e Rebeca tinham dos filhos: Esaú e Jacó. Era de se esperar que as bênçãos do concerto fossem transferidas ao primogênito, Esaú. Deus, porém, revelou a Rebeca que seu gêmeo mais velho serviria o mais novo, e o próprio Esaú veio a desprezar a sua primogenitura (Gn 25.31-34), vendendo-a para seu irmão Jacó por preço que valia pão e guisado de lentilhas. Mas pra nós entendermos melhor vamos ver em que consistia a primogenitura, qual a importância.
a) Consistia em: Liderança na adoração a Deus e chefe da família;
b) Consistia em: Uma dupla porção da herança da terra;
c) Consistia em: O direito à bênção do concerto, conforme Deus prometeu a Abraão.
O fato de Esaú vender a sua primogenitura revela quão pouco valor ele atribuía às bênçãos de Deus às promessas do concerto. Optou estultamente, por trocar as bênçãos que ultrapassam o nosso entendimento, por prazeres momentâneos. Assim, “desprezou... a sua primogenitura.” Além disso, ele ignorou os padrões justos dos seus pais, ao casar-se com duas mulheres que não seguiam ao Deus verdadeiro. Em suma: Esaú não demonstrou qualquer interesse pelas bênçãos do concerto de Deus. Daí, Jacó, realmente aspirava as bênçãos espirituais futuras, recebeu as promessas no lugar de Esaú. “E eis que o Senhor estava em cima dele e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado ta darei a ti e à tua semente. E a tua semente será como o pó da terra; e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte e ao sul; e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e ti farei tornar a esta terra, por que te não deixarei; até que haja feito o que te tenho dito.” (Gn 28.13-15)
2) Como no caso de Abraão e Isaque, o concerto com Jacó requeria “obediência da fé”(Rm 1.5), para sua perenidade. Durante boa parte da sua vida, Jacó serviu-se da sua própria habilidade e destreza para sobreviver e progredir. Mas foi somente quando Jacó, finalmente, obedeceu ao mandamento e à vontade do Senhor. “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora e sai-te desta terra e torna à terra da tua parentela.” (Gn 31.13), no sentido de sair de Harã e voltar à terra prometida de Canaã e, mais expressamente, de ir a Betel (Gn 35.1-7) que Deus renovou com ele as promessas do concerto feito com Abraão. (Gn 35.9-13).

AMÉM !!!

                                          Fontes: Bíblia de Estudos Pentecostal e outros
Erivelton R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário