sexta-feira, 8 de novembro de 2013

14 - O CONCERTO DE DEUS COM DAVI

2Sm 7.16 “...a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti;Teu trono será firme sempre”.
A NATUREZA DO CONCERTO COM DAVI
1) Embora a palavra “concerto” não ocorra literalmente em 2Sm 7, é evidente que Deus estava estabelecendo um concerto com Davi.Em Sl 89.3,4,por exemplo, Deus diz: “Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração”. E também em Sl 89.34-36 diz: “ Não quebrarei o meu concerto, não alternarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez jurei para minha santidade (não mentirei a Davi). A sua descendência durará para sempre, e o seu trono será como o sol perante mim;”. A promessa de que o trono do povo de Deus seria estabelecida para sempre através da descendência de Davi é exatamente a mesma que Deus fez com Davi 2Sm 7,nota o versículo 14 diz:”Eu  lhe serei por pai, e ele me será por filho e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens”. “Ainda que a minha não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado.Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar”(2Sm 23.5), sem duvida aludindo a 2Sm 7.
2) Os mesmos dois princípios que operam noutros concertos do AT também estão em evidencia aqui; apenas Deus estabelecia as promessas e os deveres do seu concerto e esperava que do lado humano houvesse o aceite com fé e obediência.
            Neste concerto de Deus com Davi, ele fez uma promessa de comprimento imediato que era estabelecer o reino do filho de Davi,Salomão, o qual edificaria o templo, uma casa para o senhor.(2Sm 7.11-13). Ao mesmo tempo, promessa de Deus de que a casa ou dinastia de Davi oraria para sempre sobre os israelitas estava condicionada à fiel obediência de Davi e dos seus descendentes. Noutras palavras, esse concerto era eterno somente no sentido de Deus ter sempre um descendente de Davi no trono em Jerusalém, desde que os governantes de Judá permanecessem em obediência e fidelidade a ele.
            Durante os quatros séculos seguintes, a linhagem de Davi permaneceu ininterrupta no trono de Judá. Quando, porém, os reis de Judá, especialmente Manasses e aqueles que reinaram depois do Rei Josias, rebelaram-se continuamente contra Deus ao adorarem ídolos e desobedeceram à sua lei, Deus, por fim, os impediu de ocuparem o trono.Permitiu que o Rei Nabucodonosor de Babilônia invadisse a terra de Judá, sitiasse a Jerusalém e, finalmente, destruísse a cidade juntamente com seu templo (2Cr 2Sm;2Cr 36). Agora, o povo de Deus estava, pela primeira vez desde a escravidão no Egito, sob o domínio de governantes estrangeiros. 
JESUS CRISTO EM RELAÇÃO A ESTE CONCERTO
            Havia porém, um aspecto do concerto de Deus com Davi que era incondicional, que o reino de Davi seria por fim estabeleceu para sempre.
I) A culminância da promessa de Deus era que da linhagem de Davi viria um descendente que seria o Rei Messiânico e eterno. Este rei domina sobre os fieis em Israel e sobre todas as nações, conforme Is 9.6,7 que diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os teus ombros; e o seu nome será maravilhoso, conselheiros, Deus forte pai da eternidade, príncipe da paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e seu reino, para o afirmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do senhor dos exércitos fará isto” e também Is 11.1,10 e Mq 5.2,4. Sairia da cidade Belém (Mq 5.2,4), e seu governo se estenderia até os confins da terra (Zc 9.10). Ele seria chamado: “O senhor, justiça nossa”(Jr 23.5,6) e consumaria a redenção do pecado (2c 13.1). O cumprimento da promessa dravídica teve inicio com o nascimento de Jesus Cristo, anunciado pelo anjo Gabriel e Maria, um piedoso descendente da família de Davi (Lc 1.30-33) e (AT 2.20-35).
II) Essa promessa foi um desdobramento do concerto feito em Gn 3,15. Que predisse a derrota de Satanás através de um descendente de Eva; foi um prosseguimento do concerto feito com Abraão e seus descendentes.
III) O cumprimento dessa promessa abrangia a ressurreição de Cristo dentre os mortos e sua exaltação à destra de Deus no céu, como está e AT 2 29-33 “Varões irmãos, seja-me licito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. Sendo, pois ele profeta e sabendo que deus lhe havia prometido com juramento que o fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que agora vós vedes e ouvis”. De onde ele agora governa como rei dos reis e senhor dos senhores. A primeira missão de Cristo como o senhor exaltado foi o derramamento do Espírito Santo sobre o seu povo (AT 1.8;2.4,33).
IV) O régio governo de Cristo caracteriza-se por um chamamento, dirigido a todas as, pessoas, no sentido de largarem o pecado e o mundo  perverso,aceitarem Cristo como Senhor e salvador r receberem o Espírito santo (AT 2.32-40).
V) O reino eterno de Cristo inclui:
a) seu atual domínio sobre o reino de Deus e sua primazia sobre a igreja.
b) seu futuro reino milenial sobre as nações “E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu pai”.(Ap 2. 26,27).
c) seu reino eterno nos novos céus e nova terra, como está em apocalipse, nos capítulos 21 e 22.



AMÈM!!!

Erivelton de Jesus

Fontes: Bíblia de Estudo Petencostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...