2Rs 5.14 “Então,desceu e mergulhou no Jordão sete
vezes, conforme a palavra do homem de Deus: a sua carne tornou, como a carne de
um menino, e ficou purificada.”
Um dos
ensinos fundamentais do NT é que Jesus Cristo (o Messias) é o cumprimento do
AT. O livro de Hebreus mostra que Cristo é herdeiro de tudo o que Deus falou
através do profeta (Hb 1.1,2). O próprio Jesus asseverou que viera para cumprir
a lei e os profetas “Não cuideis que vim
destruir a lei e os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.”(Mt 5.17).
Após a sua gloriosa ressurreição, ele demonstrou aos seus seguidores, tendo por
base a lei de Moises, os profetas e os salmos, isto é, três principais divisões
do AT. Que Deus predissera há muito tempo, tudo quanto lhe havia sucedido “E ele lhes disse: O néscios e tardos de
coração para crer tudo que os profetas disseram!Porventura, não convinha que o
Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua gloria! E começando dor Moises
e por todos os profetas. Explicava-lhes o que dele se achava em todas as
escrituras”(Mt 24,25-27)(Mt 24.44 46). Para melhor compreendemos as
profecias do AT a respeito de Jesus Cristo, precisamos ver algo da tipologia
bíblica.
PRINCIPIO
DE TIPOLOGIA
O estudo
cuidadoso do AT revela elementos chamados tipos(do grego typos) que tem seu
cumprimento na vinda do messias(que é o antítipo); noutras palavras, há uma correspondência
entre certas pessoas,eventos,ou coisas do AT e Jesus Cristo no NT. Note-se
dois princípios básicos concernentes a
essa forma de profecia e seu cumprimento:
1°)Para um
trecho do AT prenunciar a Cristo,é preciso sempre analisar o referido trecho
como um cumprimento na historia divina de redenção, isto é, devemos
primeiramente analisar o trecho do AT sob os aspecto histórico, e então ver de
que modo ele prenuncia a vinda de Jesus Cristo como o Messias profetizou.
2°)É preciso
reconhecer que o comprimento messiânico de ver trechos no AT está geralmente no
plano espeiritual mas elevado do o evento registrado no AT.Na realidade, os
personagem de determinados acontecimentos bíblicos por certo não perceberam que
o que estavam vivenciando era um
prenuncio profético sobre os filhos de Deus
que um dia viriam aqui por exemplo, Davi sem duvidas(não percebeu que,
ao escrever o salmo 22, seu sofrimento era uma forma de profecia do sofrimento
de Cristo na cruz. Nem os judeus expatriados e chorosos que passavam pelo
tumulo de Raquel em Ramá “Assim diz o
senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentações, choros amargos; Raquel chora
seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem”(Jr
31.15)) Ramá era uma vila cerca de 8km a norte de Jerusalém. Provavelmente o
local de concentração dos prisioneiros antes
da deportação para Babilonia. Raquel era uma das esposas de Jacó,ela
representa aqui,Isabel chorando pelos deportados para o exílio.Eles não sabiam
que um dia o seu pranto teria um cumprimento profético na morte de todos os
meninos de dois anos para baixo, em Belém, ordenado por Herodes.”Então,Herodes, vendo q tinha sido iludido
pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em
Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo
que inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito por Jeremias, que diz:
Em Ramá se ouviu uma voz, lamentações, choro e grande prato; era Raquel
chorando os seus filhos e não querendo ser consolada,por que já não existiam”
(Mt 2.16-18). Quase sempre,só a luz do NT é que perceber-se que um trecho
do AT. É uma profecia a respeito de nosso senhor.
CATEGORIAS
DE TIPOS PROFETICOS
Há pelo
menos quatros formas pelas quais o AT prenuncia e profetiza a vinda em Cristo
para o NT.
1°)Texto
específicos do AT citados no NT
Certos
trechos do AT são manifestamente profecias sobre Cristo, porque o NT os citas
como tais. Por exemplos, Matheus cita (Is 7.14)”Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem
conceberá um filho, e será o seu nome Emanuel”. Para comprovar que o AT
profetizava o nascimento virginal de Cristo (Mt 1.23) “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e ele será chamado
pelo nome de Emanuel”. E Miguéias 5.2 “E
tu, Belém e frato , posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me
sairá o que será senhor em Israel, e
cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Para
comprovar que Jesus devia nascer em Belém (Mt 2.6) “ E tu Belém, terra de Judá,de modo nenhum és menor entre as capitais de
Judá, por que de ti sairá o guia que há de apresentar o meu povo de Israel”.
Marcos
observa seus leitores em 1.2,3 “Como esta
escrito no profeta Isaias: Eis que eu
envio o meu anjo ante a tua face.o qual preparara o teu caminho diante de ti.Voz
do que clama no deserto;preparei o caminho do senhor,endireitai as suas
veredas”. Que a vida de João Batista como precursor de Cristo fora
profetizado tanto por Isaias 40.3. Quanto Malaquias 3.1.
Zacarias
predisse a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém no domingo que precede a
páscoa. “Alegra-te muito,ó filha de
Sião;exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti,justo e salvador,pobre
e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumento”.(2c 9.9)
conforme é citado nos evangelhos escrito por Mt 21.1-5 e Jo 12.14,15.
A
experiência de Davi, descrito no Sl 22.18 “Repartem
entre si as minhas vertes e lançam sortes sobre a minha túnica” , prenuncia
os soldados ao derredor da cruz, dividindo entre si as vestes de Jesus descrito
em Jo 19.23,24 e sua declaração no Sl 16.8-11 é interpretada como uma clara
predição da ressurreição de Jesus em At 2.25-32;13.35-37. O livro de Hebreus
afirma que Melquesede (Gn 14.18-20; Sl 110.4) é um tipo de Cristo, nosso eterno
sumo sacerdote. E ainda muitos outros exemplos poderiam ser citados.
2°) ALUSÕES
A PASSAGEM DO AT PELOS ESCRITORES DO NT
Outra forma
de revelação de Cristo no AT consiste em passos do NT que, mesmo em citação
direta, referem-se a pessoa, eventos ou objetos do AT prefigurando
profeticamente da Bíblia (Gn 3.15) Deus promete que enuiara descendente da
mulher para ferir a cabeça da serpente.Certamente Paulo tinha em mente esse trecho
quando declarou que Cristo nasceu de uma mulher para redimir os que estavam
debaixo da lei (Gl 4.4,5;Rm 16.20).
João, igualmente, declara que o filho de Deus veio “para desfazer as obras do diabo”(1 Jo 3.8). A referência de João
Batista a Jesus com “Cordeiro de Deus”
que tira o pecado do mundo (Jo 1.29,36) recua a lu 16 e Is 53,7. A
referencia de Paulo e Jesus como “nossa páscoa” (1Co 5.7) revela que o
sacrifício do cordeiro pascal profetizava a morte de Cristo em nosso favor (Êx
12.1-14). O próprio Jesus declarou que o ato de Moisés, ao levantar a serpente
no deserto era uma profecia a respeito dele, quando pendurado na cruz, e quando
João diz que Jessus, o verbo de Deus, participou da criação de todas as coisas
(So 1.1-3), não podemos deixar de pensar em Sl 33.6: “Pela palavra do senhor foram feitos os céus’’.Essas são apenas
algumas alusões do NT a passos do At referentes a Cristos.
3°) Pessoas,
eventos, ou objetos do AT que apontam para a redenção
O êxodo de
Israel do Egito, que em todo o AT é visto como o maior evento redentor do
antigo concerto, prefigura Cristo e a redenção que ele efetuou no novo
concerto. Alguns tipos do livro de êxodo que prenuncia Cristo e a sua obra
redentora são:Moisés, a Páscoa, a travessia do mar vermelho, o maná, a água que
brotou na rocha, o tabernáculo com seus pertences e o sumo sacerdote .
4°)
Eventos do AT que prefiguram o medo de Deus lidar com o crente em Cristo.
Muitos fatos
do AT consistem uma das formas de Deus lidar com seu povo, tendo seu real
cumprimento e Jesus Cristo. Note os seguintes exemplos:
a)
Abraão
teve de esperar com paciência por quase vinte e cinco anos ate Deus sarar a
madre de Sare e lhes dar Isaque. Abraão
nada poderia fazer para apressar o nascimento do filho prometido por Deus, fato
idêntico cumpriu-se no NT, quando Deus enviou seu próprio filho como Salvador
do mundo ao chegar a plenitude dos tempos; o ser humano nada podia fazer para
apressar esse momento. Nossa salvação é obra única e exclusiva de Deus conforme
Jo 3.16, e jamais pelo esforço humano.
b)
Antes
dos israelitas serem libertos do Egito pelo poder gracioso de Deus, em aflição
eles clamavam por socorro contra seus inimigos (ex 2.23,24;3,7). Temos aí um
indício profético do plano divino da redenção em Cristo. O pecado, antes do seu livramento pela graça
de Deus, do jugo do pecador e dos inimigos espirituais, precisa clamar
arrependido e recorrer á graça salvica de Deus, conforme Atos 2.37,38;
16.29-32;17.30.31. Todos aqueles, que
invocarem o nome do senhor serão salvos.
c)
Quando
Naamã, o siro, buscou a cura da sua lepra, recorrendo ao Deus de Israel,
recebeu a ordem delavar-se sete vezes no Rio Jordão. Essa ordem inicialmente
provocou ira nele, o que a seguir, humilhou-se e submeteu-se ao banho no
Jordão, para ser curado (2Rs 5.1-14). No fato de graça salvívica de Deus
transpor os limites da nação de Israel, temos uma antevisão de Jesus e o novo
concerto conforme Lc 4.27;AT 22.21;Rm 15.8-12, também do fato que, para
recebermos a salvação, precisamos renunciar ao orgulho, humilhar-nos diante
Deus (Tg 4.10;1Pe 5,6) e receber a purificação pelo sangue de Jesus(AT
22.16;1Co 6.11;Tt 3,5;1Jo 1.7,9;Ap 1.5).
Em resumo: O AT narra historias de pessoas piedosas que nos
servem de modelos e exemplo, mas ele vai alem disso; o AT “Nos serviu de dia,para nos conduzir Cristo,para que pela fé,fossemos
justificados” (Gl 3.240).
Amém
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