quinta-feira, 14 de novembro de 2013

16 - CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO

2Rs 5.14 “Então,desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus: a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificada.”
Um dos ensinos fundamentais do NT é que Jesus Cristo (o Messias) é o cumprimento do AT. O livro de Hebreus mostra que Cristo é herdeiro de tudo o que Deus falou através do profeta (Hb 1.1,2). O próprio Jesus asseverou que viera para cumprir a lei e os profetas “Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.”(Mt 5.17). Após a sua gloriosa ressurreição, ele demonstrou aos seus seguidores, tendo por base a lei de Moises, os profetas e os salmos, isto é, três principais divisões do AT. Que Deus predissera há muito tempo, tudo quanto lhe havia sucedido “E ele lhes disse: O néscios e tardos de coração para crer tudo que os profetas disseram!Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua gloria! E começando dor Moises e por todos os profetas. Explicava-lhes o que dele se achava em todas as escrituras”(Mt 24,25-27)(Mt 24.44 46). Para melhor compreendemos as profecias do AT a respeito de Jesus Cristo, precisamos ver algo da tipologia bíblica.
PRINCIPIO DE TIPOLOGIA
O estudo cuidadoso do AT revela elementos chamados tipos(do grego typos) que tem seu cumprimento na vinda do messias(que é o antítipo); noutras palavras, há uma correspondência entre certas pessoas,eventos,ou coisas do AT e Jesus Cristo no NT. Note-se dois  princípios básicos concernentes a essa forma de profecia e seu cumprimento:
1°)Para um trecho do AT prenunciar a Cristo,é preciso sempre analisar o referido trecho como um cumprimento na historia divina de redenção, isto é, devemos primeiramente analisar o trecho do AT sob os aspecto histórico, e então ver de que modo ele prenuncia a vinda de Jesus Cristo como o Messias profetizou.
2°)É preciso reconhecer que o comprimento messiânico de ver trechos no AT está geralmente no plano espeiritual mas elevado do o evento registrado no AT.Na realidade, os personagem de determinados acontecimentos bíblicos por certo não perceberam que o que estavam vivenciando  era um prenuncio profético sobre os filhos de Deus  que um dia viriam aqui por exemplo, Davi sem duvidas(não percebeu que, ao escrever o salmo 22, seu sofrimento era uma forma de profecia do sofrimento de Cristo na cruz. Nem os judeus expatriados e chorosos que passavam pelo tumulo de Raquel em Ramá “Assim diz o senhor: Uma voz se ouviu em Ramá, lamentações, choros amargos; Raquel chora seus filhos, sem admitir consolação por eles, porque já não existem”(Jr 31.15)) Ramá era uma vila cerca de 8km a norte de Jerusalém. Provavelmente o local de concentração dos prisioneiros antes  da deportação para Babilonia. Raquel era uma das esposas de Jacó,ela representa aqui,Isabel chorando pelos deportados para o exílio.Eles não sabiam que um dia o seu pranto teria um cumprimento profético na morte de todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém, ordenado por Herodes.”Então,Herodes, vendo q tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito por Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, lamentações, choro e grande prato; era Raquel chorando os seus filhos e não querendo ser consolada,por que já não existiam” (Mt 2.16-18). Quase sempre,só a luz do NT é que perceber-se que um trecho do AT. É uma profecia a respeito de nosso senhor.
CATEGORIAS DE TIPOS PROFETICOS
Há pelo menos quatros formas pelas quais o AT prenuncia e profetiza a vinda em Cristo para o NT.
1°)Texto específicos do AT citados no NT
Certos trechos do AT são manifestamente profecias sobre Cristo, porque o NT os citas como tais. Por exemplos, Matheus cita (Is 7.14)”Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá um filho, e será o seu nome Emanuel”. Para comprovar que o AT profetizava o nascimento virginal de Cristo (Mt 1.23) “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel”. E Miguéias 5.2 “E tu, Belém e frato , posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá  o que será senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Para comprovar que Jesus devia nascer em Belém (Mt 2.6) “ E tu Belém, terra de Judá,de modo nenhum és menor entre as capitais de Judá, por que de ti sairá o guia que há de apresentar o meu povo de Israel”.
Marcos observa seus leitores em 1.2,3 “Como esta escrito no profeta Isaias:  Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face.o qual preparara o teu caminho diante de ti.Voz do que clama no deserto;preparei o caminho do senhor,endireitai as suas veredas”. Que a vida de João Batista como precursor de Cristo fora profetizado tanto por Isaias 40.3. Quanto Malaquias 3.1.
Zacarias predisse a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém no domingo que precede a páscoa. “Alegra-te muito,ó filha de Sião;exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti,justo e salvador,pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumento”.(2c 9.9) conforme é citado nos evangelhos escrito por Mt 21.1-5 e Jo 12.14,15.
A experiência de Davi, descrito no Sl 22.18 “Repartem entre si as minhas vertes e lançam sortes sobre a minha túnica” , prenuncia os soldados ao derredor da cruz, dividindo entre si as vestes de Jesus descrito em Jo 19.23,24 e sua declaração no Sl 16.8-11 é interpretada como uma clara predição da ressurreição de Jesus em At 2.25-32;13.35-37. O livro de Hebreus afirma que Melquesede (Gn 14.18-20; Sl 110.4) é um tipo de Cristo, nosso eterno sumo sacerdote. E ainda muitos outros exemplos poderiam ser citados.
2°) ALUSÕES A PASSAGEM DO AT PELOS ESCRITORES DO NT
Outra forma de revelação de Cristo no AT consiste em passos do NT que, mesmo em citação direta, referem-se a pessoa, eventos ou objetos do AT prefigurando profeticamente da Bíblia (Gn 3.15) Deus promete que enuiara descendente da mulher para ferir a cabeça da serpente.Certamente Paulo tinha em mente esse trecho quando declarou que Cristo nasceu de uma mulher para redimir os que estavam debaixo da lei (Gl  4.4,5;Rm 16.20). João, igualmente, declara que o filho de Deus veio “para desfazer as obras do diabo”(1 Jo 3.8). A referência de João Batista a Jesus com “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo (Jo 1.29,36) recua a lu 16 e Is 53,7. A referencia  de Paulo e Jesus como “nossa páscoa” (1Co 5.7) revela que o sacrifício do cordeiro pascal profetizava a morte de Cristo em nosso favor (Êx 12.1-14). O próprio Jesus declarou que o ato de Moisés, ao levantar a serpente no deserto era uma profecia a respeito dele, quando pendurado na cruz, e quando João diz que Jessus, o verbo de Deus, participou da criação de todas as coisas (So 1.1-3), não podemos deixar de pensar em Sl 33.6: “Pela palavra do senhor foram feitos os céus’’.Essas são apenas algumas alusões do NT a passos do At referentes a Cristos.
3°) Pessoas, eventos, ou objetos do AT que apontam para a redenção
O êxodo de Israel do Egito, que em todo o AT é visto como o maior evento redentor do antigo concerto, prefigura Cristo e a redenção que ele efetuou no novo concerto. Alguns tipos do livro de êxodo que prenuncia Cristo e a sua obra redentora são:Moisés, a Páscoa, a travessia do mar vermelho, o maná, a água que brotou na rocha, o tabernáculo com seus pertences e o sumo sacerdote .
4°) Eventos do AT que prefiguram o medo de Deus lidar com o crente em Cristo.
Muitos fatos do AT consistem uma das formas de Deus lidar com seu povo, tendo seu real cumprimento e Jesus Cristo. Note os seguintes exemplos:
a)     Abraão teve de esperar com paciência por quase vinte e cinco anos ate Deus sarar a madre de Sare e lhes dar Isaque.  Abraão nada poderia fazer para apressar o nascimento do filho prometido por Deus, fato idêntico cumpriu-se no NT, quando Deus enviou seu próprio filho como Salvador do mundo ao chegar a plenitude dos tempos; o ser humano nada podia fazer para apressar esse momento. Nossa salvação é obra única e exclusiva de Deus conforme Jo 3.16, e jamais pelo esforço humano.
b)    Antes dos israelitas serem libertos do Egito pelo poder gracioso de Deus, em aflição eles clamavam por socorro contra seus inimigos (ex 2.23,24;3,7). Temos aí um indício profético do plano divino da redenção em Cristo.  O pecado, antes do seu livramento pela graça de Deus, do jugo do pecador e dos inimigos espirituais, precisa clamar arrependido e recorrer á graça salvica de Deus, conforme Atos 2.37,38; 16.29-32;17.30.31. Todos  aqueles, que invocarem o nome do senhor serão salvos.
c)     Quando Naamã, o siro, buscou a cura da sua lepra, recorrendo ao Deus de Israel, recebeu a ordem delavar-se sete vezes no Rio Jordão. Essa ordem inicialmente provocou ira nele, o que a seguir, humilhou-se e submeteu-se ao banho no Jordão, para ser curado (2Rs 5.1-14). No fato de graça salvívica de Deus transpor os limites da nação de Israel, temos uma antevisão de Jesus e o novo concerto conforme Lc 4.27;AT 22.21;Rm 15.8-12, também do fato que, para recebermos a salvação, precisamos renunciar ao orgulho, humilhar-nos diante Deus (Tg 4.10;1Pe 5,6) e receber a purificação pelo sangue de Jesus(AT 22.16;1Co 6.11;Tt 3,5;1Jo 1.7,9;Ap 1.5).
Em resumo: O AT narra historias de pessoas piedosas que nos servem de modelos e exemplo, mas ele vai alem disso; o AT “Nos serviu de dia,para nos conduzir Cristo,para que pela fé,fossemos justificados”   (Gl 3.240).


Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...