sexta-feira, 8 de novembro de 2013

12 - OS ANJOS, E O ANJO DO SENHOR

Jz 2.1 “E subiu o Anjo do Senhor de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto.”
            A Bíblia menciona freqüentemente os anjos; o presente estudo provê uma noção geral do ensino bíblico a respeito dos anjos.
ANJOS
            A palavra “anjo” (hb. Malak; Gr angelos) significa “mensageiros”. Os anjos são os mensageiros ou servidores celestiais de Deus, criados por Deus antes de existir a terra. (Jó 38.4-7).
            A Bíblia fala em anjos bons e anjos maus, embora ressalte que todos os anjos foram originalmente criados bons e santos, “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que tudo era muito bom;” (Gn 1.31). Tendo livre-arbítrio, numerosos anjos participaram da rebelião de Satanás. “...Assim diz o Senhor Jeová: tu és o aferidor sem medidas, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Édem, Jardim de Deus; Toda pedra preciosa era tua cobertura...; A obra dos tambores e dos pífaros estava em ti; no dia em que fostes criado, foram preparados. Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afoguedas andavas. Perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que fostes criados, até que se achou iniqüidade em ti... Se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu esplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio, profanastes os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra aos olhos de todos os que te vêem.” (Ez 28.12-18) “Porque, se Deus não perdoou os anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.” (2Pe 2.4) “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo mundo;ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”  (Ap 12.9). A palavra Satanás vem do Gr. Satan que significa adversário. Satanás foi um elevado anjo, criado perfeito e bom. Foi designado como ministro junto ao trono de Deus, porém num certo tempo, antes de o mundo existir, rebelou-se e tornou-se um dos principais adversários de Deus e dos homens.
Satanás na sua rebelião contra Deus arrastou consigo uma grande multidão de anjos das ordens inferiores que talvez possam ser identificados após a queda, com os demônios ou espíritos malignos. Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra, onde operam limitados segundo a vontade de Deus. O império do mal sobre o qual Satanás reina, é altamente organizado e exerce autoridade sobre as regiões do mundo inferior, e anjos caídos, os homens perdidos e o mundo geral. E com essa rebelião abandonaram o seu estado original de graça como servos de Deus, e assim perderam o direito à posição celestial.
            A Bíblia também fala numa vasta hoste de anjos bons (Ex: 1Rs 22.19;Sl 68.17; etc) Embora os nomes de apenas dois aparecem nas escrituras: Miguel e Gabriel. Segundo parece os anjos são divididos e de diferentes categorias: Miguel é chamado de arcanjo que por sua vez significa “anjo principal ou anjo superior” (Dn 12.1); Há serafins (Is 6.2) os quais servem na presença de Deus com louvores. Querubins (Ez 10.1-3) anjos da primeira hierarquia. Anjos com autoridade e domínio (Ef 3.10;Cl 1.16) e as miríades de espíritos ministradores  angelicais (Hb 1.13,14; Ap 5.11).
            Como seres espirituais, os anjos bons louvam a Deus, cumprem sua vontade, vêem a sua face, estão em submissão a Cristo, são superiores aos seres humanos e habitam no céu. Não se casam, nunca morrerão e não devem ser adorados.
            Os anjos executam numerosas atividades na terra, cumprindo ordens de Deus. Desempenharam uma elevada missão ao revelarem a lei de Deus a Moisés. Seus deveres relacionam-se principalmente com a obra redentora de Cristo (Mt 1.20-24; 2.13;15.10), servem em prol do povo de Deus, observam o comportamento da congregação dos cristãos, são portadores de mensagens de Deus, trazem respostas às orações, fortalecem o povo de Deus nas provações, protegem os santos que temem a Deus e se afastam do mal, castigam os inimigos de Deus, lutam contra forças demoníacas e conduzem os salvos para os céus (Lc 16.22 ).
            Durante os eventos dos tempos do fim, a guerra se intensificará entre Miguel, com os anjos bons, e Satanás, com suas hostes demoníacas (Ap 12.7-9). Anjos acompanharão a Cristo quando Ele voltar e estarão presentes no julgamento da raça humana.
O ANJO DO SENHOR
            É mister fazer menção especial ao “Anjo do Senhor”, um anjo incomparável que aparece no AT e no NT.
            Seu primeiro aparecimento foi a Agar no deserto “E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.” (Gn 16.7); outros aparecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o êxodo (Êx 14.19) e mais tarde Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Josué (Js 5.13-15) onde o príncipe do exército do Senhor é mais provavelmente o Anjo do Senhor, Gideão (Jz 6.11), Davi (1 Cr 21.16), Elias (2Rs 1. 3,4), Daniel ( Dn 6.22) e José (Mt 1.20; 2.13).
            O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, simplesmente trazia mensagens do Senhor ao seu povo (Gn 22.15-18;31.11-13; Mt 1.20). Noutras ocasiões, Deus enviava o seu anjo para suprir as necessidades dos seus, para protegê-los do perigo e, ocasionalmente, destruir os seus inimigos. Quando o próprio povo de Deus rebelava-se e pecava grandemente, este anjo podia ser usado para destruí-lo (2Sm 24.16,17).
            A identidade do Anjo do Senhor tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele freqüentemente se dirige às pessoas. Note os seguintes fatos:
a)    Em Juízes 2.1, o Anjo do Senhor diz: Do Egito Eu vou fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco  ( Os grifos dos pronomes foi acrescentado). Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos do Senhor, o Deus do concerto dos israelitas. Foi Ele quem jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria aos seus descendentes a terra de Canaã (Gn 13.14-17; 17.8;26.2-4;28.13); Ele jurou que esse concerto seria eterno (Gn 17.7), Ele tirou os israelitas do Egito (Êx 20.1,2) e Ele os levou à Terra prometida (Js 1.1,2).
b)    Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, este se prostrou e adorou “...Então, Josué se prostou sobre o seu rosto na terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu Senhor ao seu Servo?” (Js 5.14). Essa atitude tem levado muitos a crer que esse anjo era uma manifestação do próprio Senhor Deus; do contrário, o anjo teria proibido a Josué de adorá-lo “E eu me lancei a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus;” (Ap 19.10;22.8,9) Por que o anjo sabendo que é criatura não pode receber adoração.
c)    Ainda mais explicitamente, o Anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente e disse, e linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (Êx 3.6). Quando nós lemos a passagem de Agar em Gn 16 subtende-se que foi o próprio Deus que falou com ela. Por que o Anjo do Senhor está tão estreitamente identificado com o próprio Senhor, e por que ele apareceu em forma humana, alguns consideram que ele era uma aparição de Cristo eterno, a segunda pessoa da trindade, antes de nascer carnalmente através da virgem Maria.
AMÉM!!!!!!!!!!!!
Fontes: Bíblia de Estudo Petencostal

Erivelton de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...