quinta-feira, 14 de novembro de 2013

17 - A CIDADE DE JERUSALÉM

1Cr 11.7,8 “E Davi habitou na fortaleza, pelo no que se chamou a Cidade de Davi. E edificou a cidade ao redor, desde Milo até completar o circuito; e Joabe renovou o resto da cidade”
HISTÓRIA DA CIDADE DE JERUSALÉM
            A primeira referência à cidade de Jerusalém é sem duvida Gn 14.18 onde Melguisedeque é citado como rei de Salém, (possivelmente a Jerusalém primitiva). Na época dos israelitas cruzarem o Jordão para entrarem na terra prometida, a cidade chamava se “da banda dos Jebuseus” (Giz 15.8) ou “Jebus” (1 Cr 11.4). Deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e permaneceu em mãos dos cananeus até o tempo em que Davi chegou ao reino. O exercito de Davi tomou Jebus de assalto, e Davi vez dela sua capital (2Sm 5.5-7; 1 Cr 11.4-7). Jerusalém serviu de capital política de Israel durante o Reino Unido e, posteriormente, do reino do Sul, Judá. Salomão, sucessor de Davi, edificou o templo do Senhor em Jerusalém, de modo que a cidade tornou-se o centro religioso de Ado. Ração ao Deus do concerto.
            Por causa dos pecados de Israel. Nabucodonosor da Babilônia sitiou a cidade em 586 a.C., e finalmente a destruir juntamente com o templo (2Rs 25.1-11; 2Cr 36.17-19). Jerusalém permaneceu um montão de ruínas ate o retorno dos Judeus de Pérsia em 536 a.C. para reedificar tanto o templo quanto a cidade (Ed 3.8-13; Ne 3.4). Já nos tempos do NT, Jerusalém voltara a ser o centro da vida política e religiosa dos Judeus. Em 70. C, porém, depois de freqüentar rebeliões dos Judeus conta o poder romano, a cidade e o templo  voltaram a ser destruídos.
            Quando Davi fez de Jerusalém a sua capital, esta começou a receber outros nomes em consonância com a sua índole; nomes como: “Sião” (2Sm 5.7); “A Cidade de Davi” (1Rs 2.10); ”Santa Cidade” (Ne 11.1); “A Cidade de Deus” (Sl 46.4); “A Cidade do Grande Rei” (Is 1.26); “A Cidade do Senhor” (Is 60.14); “O Senhor está Ali” (Ez 48.35) é” A Cidade de Verdade” (2c 8.3). Alguns desses nomes são proféticos para a futura cidade de Jerusalém.
21
O SIGNIFICADO DE JERUSALÉM PARA OS ISRAELITAS
            A cidade de Jerusalém tinha um significado especial para o povo de Deus do AT.
1-    Quando Deus relembrou sua lei diante dos israelitas na fronteira de Canaã, profetizou através de Moises que a determinada altura no futuro, ele escolheria um lugar “Para ali por seu nome” (Dt 12.5,11, 21; 14.23,24). Esse lugar seria Jerusalém “... Uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi e por amor de Jerusalém, na cidade que o senhor elegera de todos as tribos de Israel para pôr ali o seu nome...” (1 Rs 14.21) onde o templo de Deus vivo foi erigido; por isso, recebeu o nome de: “Cidade Santa”, “A Cidade de Deus”, e “A Cidade do Senhor”.
Três vezes por ano, todo homem de Israel devia ir a Jerusalém, para aparecer “perante o Senhor, teu Deus, no lugar que escolher na festa dos pães asmos, e na festa das Semanas, e na festa dos tabernáculos” (Dt 16.16)
2-    Jerusalém era a cidade onde Deus revelava sua palavra ao seu povo; era, portanto “Do vale da Visão” (Is 22.1). Era também, o lugar onde Deus reinava sobre Israel. Logo quando os israelitas oravam, eram ordenados a orar “para a banda desta cidade” (1Rs 8.44). As montanhas que cercavam Jerusalém simbolizavam o senhor rodeando seu povo com eterna proteção “Como estão os montes á roda de Jerusalém, assim o senhor esta em volta do seu povo, desde agora para sempre” (Sl 125.2). Em essência, portanto, Jerusalém era um símbolo de tudo quanto Deus queria para o seu povo. Sempre que o povo de Deus se congregava em Jerusalém, todos deviam lembrar-se do poder soberano de Deus, da sua santidade, da sua fidelidade ao seu povo e do seu compromisso eterno de ser o seu Deus.
3-    Quando o povo de Deus destruiu seu relacionamento com ele por causa da sua idolatria e de não querer obedecer aos seus mandamentos, o Senhor permitiu que os babilônicos destruíssem Jerusalém juntamente com o templo.
Quando Deus permitiu a destruição desse antigo símbolo da sua presença constante entre os seus, estava dando a entender que ele pessoalmente estava se retirando do seu povo. Note que a promessa de Deus, de um “Concerto Eterno” com o seu povo, sempre dependia da condição previa da obediência deles a sua vontade revelada. Dessa maneira, Deus estava advertindo o seu povo, daqueles tempos e de agora, que todos devem permanecer fiéis a ele e obedientes á sua lei, se quiserem continuar a desfrutar de suas bênçãos e promessas.

O SIGNIFICADO DE JERUSALÉM PARA A IGREJA CRISTÃ
A cidade de Jerusalém também era importante para a igreja cristã.
1)    Jerusalém foi o lugar onde nasceu o cristianismo.
Ali Jesus foi crucificado e ressuscitou dentre os mortos. Foi também em Jerusalém que o cristão glorificado derramou o Espírito Santo sobre os seus discípulos no pentecostes (AT 2). A partir daquelas cidades, a mensagem do evangelho de Jesus Cristo espalhou-se “até os confins da terra” (AT 1.8). A igreja de Jerusalém foi a igreja- mãe de todas as igrejas, e a igreja a qual pertenciam os apóstolos (AT 1.12-26). Ao surgir uma controvérsia se os gentios crentes em Jesus tinham um ser circuncidados,foi Jerusalém a cidade onde reuniu-se o primeiro concilio eclesiástico de importância para resolver o assunto (AT 15.1-31).
2)    Os livros do NT reiteram boa parte do significado de Jerusalém do AT, mas com uma nova aplicação:
De uma cidade terrena para uma cidade celestial. Noutras palavras, Jerusalém, como a cidade santa, já não estava aqui na terra mas no céu, onde Deus habita e Cristo reina a sua destra;
De lá, ele derrama as suas bênçãos; e de lá, Jesus voltará. Paulo fala a respeito de Jerusalém “que é de cima”, que é nossa mãe (Gl 4,26). O livro de hebreus indica que, ao virem a Cristo para receber a salvação, os crentes não chegaram a uma montanha terrestre, mas “ao monte Sião, e á cidade do Deus vivo, a Jerusalém Celestial” (Hb 12.22). E, ao invés de preparar um a cidade na terra para os crentes, Deus está preparando a nova Jerusalém, que um dia descerá “Do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21.2). Naquele grande dia, as promessas do concerto serão plenamente cumpridas: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap 21.3). Deus e o Cordeiro reinarão para sempre e sempre no seu trono, nessa cidade santa (Ap 22.3)
3)    A cidade de Jerusalém terrestre ainda tem um papel futuro a desempenhar no reino milenar de Deu?
Isaías 65,17 fala de “céus novos e terra nova”, e em seguida apresenta um “Mas” enfático sobre a grandeza da Jerusalém terrena, no versículo 18. O restante do capitulo 65 trata das condições mileniais. Muitos crêem que quando Cristo voltar para estabelecer seu reino milenar (Ap 20 1-6), ele porá o seu trono na cidade de Jerusalém. Depois do julgamento do grande trono branco (Ap 20.11,15), a Jerusalém  celestial descerá  á nova terra como a sede do reino de Deus.Pois a nova Jerusalém está agora no céu (Gl 4.26); dentro em breve, ela descerá á terra como a cidade de Deus, que Abraão  e todos os fieis esperavam , da qual Deus é o arquiteto e construtor. A nova terra será sede do governo divino, e ele habitará sempre com seu povo.

                                                                                 ÓH, GLORIA!!


                                 AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...