1Cr 11.7,8 “E Davi habitou na fortaleza, pelo no
que se chamou a Cidade de Davi. E edificou a cidade ao redor, desde Milo até
completar o circuito; e Joabe renovou o resto da cidade”
HISTÓRIA DA CIDADE DE
JERUSALÉM
A primeira referência à cidade de
Jerusalém é sem duvida Gn 14.18 onde Melguisedeque é citado como rei de Salém, (possivelmente
a Jerusalém primitiva). Na época dos israelitas cruzarem o Jordão para entrarem
na terra prometida, a cidade chamava se “da
banda dos Jebuseus” (Giz 15.8) ou “Jebus”
(1 Cr 11.4). Deixou de ser capturada durante a conquista de Canaã por Josué e
permaneceu em mãos dos cananeus até o tempo em que Davi chegou ao reino. O
exercito de Davi tomou Jebus de assalto, e Davi vez dela sua capital (2Sm 5.5-7;
1 Cr 11.4-7). Jerusalém serviu de capital política de Israel durante o Reino
Unido e, posteriormente, do reino do Sul, Judá. Salomão, sucessor de Davi,
edificou o templo do Senhor em Jerusalém, de modo que a cidade tornou-se o
centro religioso de Ado. Ração ao Deus do concerto.
Por causa dos pecados de Israel.
Nabucodonosor da Babilônia sitiou a cidade em 586 a.C., e finalmente a destruir
juntamente com o templo (2Rs 25.1-11; 2Cr 36.17-19). Jerusalém permaneceu um
montão de ruínas ate o retorno dos Judeus de Pérsia em 536 a.C. para reedificar
tanto o templo quanto a cidade (Ed 3.8-13; Ne 3.4). Já nos tempos do NT,
Jerusalém voltara a ser o centro da vida política e religiosa dos Judeus. Em 70.
C, porém, depois de freqüentar rebeliões dos Judeus conta o poder romano, a
cidade e o templo voltaram a ser
destruídos.
Quando Davi fez de Jerusalém a sua
capital, esta começou a receber outros nomes em consonância com a sua índole; nomes
como: “Sião” (2Sm 5.7); “A Cidade de Davi” (1Rs 2.10); ”Santa Cidade” (Ne 11.1); “A Cidade de Deus” (Sl 46.4); “A Cidade do Grande Rei” (Is 1.26); “A Cidade do Senhor” (Is 60.14); “O Senhor está Ali” (Ez 48.35) é” A Cidade de Verdade” (2c 8.3). Alguns
desses nomes são proféticos para a futura cidade de Jerusalém.
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O SIGNIFICADO DE JERUSALÉM
PARA OS ISRAELITAS
A cidade de Jerusalém tinha um
significado especial para o povo de Deus do AT.
1-
Quando
Deus relembrou sua lei diante dos israelitas na fronteira de Canaã, profetizou
através de Moises que a determinada altura no futuro, ele escolheria um lugar “Para ali por seu nome” (Dt 12.5,11, 21;
14.23,24). Esse lugar seria Jerusalém “...
Uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi e por amor de
Jerusalém, na cidade que o senhor elegera de todos as tribos de Israel para pôr
ali o seu nome...” (1 Rs 14.21) onde o templo de Deus vivo foi erigido; por
isso, recebeu o nome de: “Cidade Santa”,
“A Cidade de Deus”, e “A Cidade do
Senhor”.
Três vezes por ano, todo homem de Israel devia ir a Jerusalém, para
aparecer “perante o Senhor, teu Deus, no
lugar que escolher na festa dos pães asmos, e na festa das Semanas, e na festa
dos tabernáculos” (Dt 16.16)
2- Jerusalém era a cidade onde Deus
revelava sua palavra ao seu povo; era, portanto “Do vale da Visão” (Is 22.1). Era também, o lugar onde Deus reinava
sobre Israel. Logo quando os israelitas oravam, eram ordenados a orar “para a banda desta cidade” (1Rs 8.44).
As montanhas que cercavam Jerusalém simbolizavam o senhor rodeando seu povo com
eterna proteção “Como estão os montes á
roda de Jerusalém, assim o senhor esta em volta do seu povo, desde agora para
sempre” (Sl 125.2). Em essência, portanto, Jerusalém era um símbolo de tudo
quanto Deus queria para o seu povo. Sempre que o povo de Deus se congregava em
Jerusalém, todos deviam lembrar-se do poder soberano de Deus, da sua santidade,
da sua fidelidade ao seu povo e do seu compromisso eterno de ser o seu Deus.
3- Quando o povo de Deus destruiu seu
relacionamento com ele por causa da sua idolatria e de não querer obedecer aos
seus mandamentos, o Senhor permitiu que os babilônicos destruíssem Jerusalém
juntamente com o templo.
Quando Deus permitiu a destruição desse antigo símbolo da sua presença
constante entre os seus, estava dando a entender que ele pessoalmente estava se
retirando do seu povo. Note que a promessa de Deus, de um “Concerto Eterno” com o seu povo, sempre dependia da condição
previa da obediência deles a sua vontade revelada. Dessa maneira, Deus estava
advertindo o seu povo, daqueles tempos e de agora, que todos devem permanecer
fiéis a ele e obedientes á sua lei, se quiserem continuar a desfrutar de suas
bênçãos e promessas.
O SIGNIFICADO DE JERUSALÉM PARA A IGREJA CRISTÃ
A cidade de Jerusalém também era importante para a igreja cristã.
1)
Jerusalém
foi o lugar onde nasceu o cristianismo.
Ali Jesus foi crucificado
e ressuscitou dentre os mortos. Foi também em Jerusalém que o cristão
glorificado derramou o Espírito Santo sobre os seus discípulos no pentecostes
(AT 2). A partir daquelas cidades, a mensagem do evangelho de Jesus Cristo
espalhou-se “até os confins da terra” (AT
1.8). A igreja de Jerusalém foi a igreja- mãe de todas as igrejas, e a igreja a
qual pertenciam os apóstolos (AT 1.12-26). Ao surgir uma controvérsia se os
gentios crentes em Jesus tinham um ser circuncidados,foi Jerusalém a cidade
onde reuniu-se o primeiro concilio eclesiástico de importância para resolver o
assunto (AT 15.1-31).
2)
Os
livros do NT reiteram boa parte do significado de Jerusalém do AT, mas com uma
nova aplicação:
De uma cidade terrena para
uma cidade celestial. Noutras palavras, Jerusalém, como a cidade santa, já não
estava aqui na terra mas no céu, onde Deus habita e Cristo reina a sua destra;
De lá, ele derrama as
suas bênçãos; e de lá, Jesus voltará. Paulo fala a respeito de Jerusalém “que é de cima”, que é nossa mãe (Gl
4,26). O livro de hebreus indica que, ao virem a Cristo para receber a
salvação, os crentes não chegaram a uma montanha terrestre, mas “ao monte Sião, e á cidade do Deus vivo, a
Jerusalém Celestial” (Hb 12.22). E, ao invés de preparar um a cidade na
terra para os crentes, Deus está preparando a nova Jerusalém, que um dia
descerá “Do céu, adereçada como uma
esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21.2). Naquele grande dia, as
promessas do concerto serão plenamente cumpridas: “Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará,
e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus”
(Ap 21.3). Deus e o Cordeiro reinarão para sempre e sempre no seu trono, nessa
cidade santa (Ap 22.3)
3)
A
cidade de Jerusalém terrestre ainda tem um papel futuro a desempenhar no reino
milenar de Deu?
Isaías 65,17 fala de “céus novos e terra nova”, e em seguida
apresenta um “Mas” enfático sobre a grandeza da Jerusalém terrena, no versículo
18. O restante do capitulo 65 trata das condições mileniais. Muitos crêem que
quando Cristo voltar para estabelecer seu reino milenar (Ap 20 1-6), ele porá o
seu trono na cidade de Jerusalém. Depois do julgamento do grande trono branco
(Ap 20.11,15), a Jerusalém celestial descerá á nova terra como a sede do reino de
Deus.Pois a nova Jerusalém está agora no céu (Gl 4.26); dentro em breve, ela
descerá á terra como a cidade de Deus, que Abraão e todos os fieis esperavam , da qual Deus é o
arquiteto e construtor. A nova terra será sede do governo divino, e ele
habitará sempre com seu povo.
ÓH, GLORIA!!
AMÉM
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