quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

06 - A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO


Êx 20.1,2:
“Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor. Teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
Um dos aspectos mais importantes da experiência dos israelitas no monte Sinai dói o de receberem a Lei de Deus através do seu líder Moisés. A lei Mosaica (hb torah, que significa “ensino”), admite uma tríplice divisão:
a)    A lei moral, que trata das regras determinadas por Deus para um santo viver (Êx 20. 1-17) Deus através destes versículos está nos falando, nos mostrando, nos dando os Dez Mandamentos.
b)     A lei civil, que trata da vida jurídica e social de Israel como nação (Êx 21.1-23.33) essa lei civil, é como se fosse o nosso código penal, civil, etc. Aqui Deus está impondo o julgamento e a pena a ser cumprida. Exemplo: No nosso código penal, no artigo 121. Matar alguém e sendo homicídio simples a pena varia de 6 meses a 20 anos de reclusão, já na lei civil que Deus passou a Moisés (Êx 21.12) “Quem ferir alguém, eu morra, ele também certamente morrerá”.  Do versículo 12 aos 17, mencionam quatro crimes aos quais Deus sentenciou a pena de morte: O homicídio premeditado, agressão física aos pais, seqüestro de pessoas e amaldiçoar, insultar e ofender verbalmente os pais. Esta penalidade demonstra a importância que Deus atribui ao relacionamento correto entre as pessoas e ao relacionamento apropriado na família.
c)    A lei cerimonial, que trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive ao sistema sacrificial (Êx 24.12-31.18). Note alguns fatos no tocante à natureza e à função da lei no AT.
ü  A lei foi dada por Deus em virtude do concerto que Ele fez com o seu povo. Ele expunha as condições do concerto e o povo devia obedecer por lealdade ao Senhor Deus, a quem eles pertenciam. Os israelitas aceiraram formalmente essas obrigações do concerto. Veja os vers. Seguintes do cap. 24.3,7 “Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz: E disseram: Todas as palavras que o Senhor tem falado, faremos. E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos e obedeceremos.”
ü  A obediência de Israel à Lei devia fundamentar-se na misericórdia redentora de Deus e na sua libertação do povo (Êx 19.4) “Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre as asas de águias e vos trouxe a mim.” Assim como a águia-mãe põe os filhotes sobre as asas, para evitar sua queda fatal enquanto aprendem a voar, assim também Deus estava cuidando de Israel e trazendo-o não apenas ao Sinai, mas a si mesmo. Isaías 43.1-4 diz assim: “Agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu,Quando passares pelas águas estarei contigo, e , quando pelos rios , eles não te submergirão; quando passares pelo fogo não re queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus, o santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Sebá por ti. Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e Eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma.” Todas as bênçãos, aqui relacionados, pertencem principalmente aos filhos de Deus, mediante a é em Cristo, Deus nos criou e nos redimiu; pertencemos a Ele e Ele conhece cada um de nós pelo nome.Diante de problemas difíceis, não seremos vencidos, pois Ele está conosco. Somos preciosos e honrados à sua vista, e objetos do seu grande amor.
ü  A lei revelava a vontade de Deus quanto à conduta do seu povo e prescrevia os sacrifícios de sangue para expiação pelos seus pecados. A lei não foi dada como um meio de salvação para os perdidos. Ela foi destinada aos que já tinham um relacionamento de salvação com Deus. Antes, pela lei Deus ensinou ao seu povo como andar em retidão diante dEle como seu Redentor, e igualmente diante do seu próximo. Os israelitas deviam obedecer à lei mediante a graça de Deus a fim de perseverarem na fé e cultuarem também por fé, ao Senhor.
ü  Tanto no AT quanto no NT, a total confiança em Deus e na sua palavra, e o amor sincero a Ele, formaram o fundamento para a guarda dos seus mandamentos. Israel fracassou exatamente nesse ponto, pois constantemente aquele povo não fazia da fé em Deus, do amor para com Ele de todo o coração e do propósito de andar nos seus caminhos, o motivo de cumprirem a sua lei. Paulo declara que Israel não alcançou justiça que a lei previa, por que “não foi pela fé” que a buscava (Rm 9.32).
ü  A lei ressaltava a verdade eterna que a obediência a Deus, partindo de um coração cheio de amor, levaria a uma vida feliz e rica de bênçãos da parte do Senhor. (Gn 2.9) A “árvore da ciência do bem e do mal” tinha a finalidade de testar a fé de Adão e a sua obediência a Deus e à sua palavra. Deus criou o ser humano com o ente moral capaz de optar livremente por amar e obedecer ao seu Criador, ou por desobedecer-lhe e se rebelar contra a sua vontade. A vida por meio da fé e obediência foi o princípio regador da comunhão que Adão tinha com Deus no Éden. Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal. Este risco de morte tinha de ser aceito por fé, tendo por base aquilo que Deus dissera, posto que Adão ainda não tinha presenciado a morte humana. O mandamento de Deus a Adão foi um teste moral. Esse mandamento para Adão era uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer e desobedecer à vontade de Deus. Enquanto Adão cresse na palavra de Deus (Gn 2.16,17) e obedecesse, viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte.
ü  A lei expressava a natureza e o caráter de Deus, isto é, seu amor, bondade, justiça e o repúdio ao mal. Os fiéis israelitas deviam guardar a lei moral de Deus, pois foram criados à sua imagem. (Lv 19.2) “... Santo sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou Santa.”
ü  A salvação no AT jamais teve por base a perfeição mediante a guarda de todos os mandamentos. Inerente no relacionamento entre Deus e Israel, estava o sistema de sacrifícios, mediante os quais, o transgressor da lei obtinha perdão, quando buscava a misericórdia de Deus, com sinceridade, arrependimento e fé, conforme a provisão divina expiatória mediante o sangue.
ü  A lei e o concerto do AT não eram perfeitos, nem permanentes. A lei funcionava como um tutor temporário para o povo de Deus até que Cristo viesse (Gl 3.22-26). O antigo concerto agora foi substituído pelo novo concerto, no qual Deus revelou plenamente o seu plano de salvação mediante Jesus Cristo. (Gl 3.19) “Logo para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.”
ü  A lei foi dada por Deus e acrescentada à promessa “por causa das transgressões” isto é, tinha o propósito
a)    De prescrever a conduta de Israel;
b)    Definir o que era pecado;
c)    Revelar aos israelitas a sua tendência inerente de transgredir a vontade de Deus e de praticar o mal;
d)    Despertar neles o sentimento das necessidades da misericórdia, graça e redenção divinas.
AMÉM!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...