quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

02 - A CHAMADA DE ABRAÃO




Gn 12.1-3 “Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da terá da tua parentela, e da casa de teu pai; Para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; Em ti serão benditas todas as famílias da terra,”

A chamada de Abraão, conforme a narrativa de Gênesis 12 dá início ao propósito divino de redimir a raça humana. A intenção de Deus era que houvesse um homem que o conhecesse e o servisse e guardasse os seus caminhos. Foi com a chamada de Abraão que Deus estabeleceu o homem, ou seja, o pai como responsável pela família, e para ensinar os filhos a guardarem o caminho do Senhor. Foi também com a chamada de Abraão que Deus estabeleceu o seu propósito de que, o homem seria um líder espiritual.
Dessa família surgiria uma nação escolhida, de pessoas que se separassem das práticas ímpias doutras nações, para fazerem a vontade de Deus. Dessa nação viria Jesus Cristo, o Salvador do mundo, o prometido descendente da mulher “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre tua semente e a sua semente; Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3.15)
Este versículo contém a primeira promessa de Deus para a redenção do mundo. É uma profecia do conflito espiritual entre a “semente” da mulher, Jesus Cristo, e a “semente” da serpente, Satanás e seus seguidores.
Vários princípios importantes podem ser deduzidos com a chamada de Abraão:
1) A SEPARAÇÃO:
A chamada de Abraão levou-o a separar-se da sua pátria, do seu povo e dos seus familiares (12.1) para tornar-se estrangeiro na terra. Em Abraão, Deus estava estabelecendo um princípio importante de que os seus devem separar-se de tudo quanto possa impedir o propósito divino na vida deles, ou seja, nossas vidas.
 2) A PROMESSA:
Deus prometeu a Abraão uma terra, uma grande nação através dos seus descendentes e uma bênção que alcançariam todas as famílias da terra (12.2,3). O novo testamento ensina claramente que a última parte dessa promessa, “Em ti serão benditas todas as famílias da terra,” cumpre-se hoje na proclamação missionária do evangelho de Cristo. Como está em At 3.25 “Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão; Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.”
3) A PÁTRIACELESTIAL:
Além desses dois princípios citados, a chamada de Abraão envolvia não somente uma pátria terrestre, mas uma celestial. Sua visão alcançava um lar definitivo, na aqui na terra, e sim no deu. Apartir dessa visão, Abraão desejava e buscava uma pátria celestial onde habitaria eternamente com Deus em justiça, alegria e paz. (Hb 11.9,10, 14-16; Ap 21.1-4; 22.1-5) “Eu vi um novo céu e uma nova terra, porque já o primeiro céu e a primeira terra, passaram e o mar não existe. E eu, João vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que Deus descia do céu, adereçada como uma noiva ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o teu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. á o seu Deus.”
4) COMPROMISSO:
A chamada de Abraão continha não somente promessas, como também compromissos. Deus requeria de Abraão tanto a obediência quanto a dedicação pessoal a Ele como Senhor para que recebesse aquilo que fora prometido.
A obediência e a dedicação demandavam algumas características:
a) Confiança: Na palavra de Deus mesmo quando o cumprimento das promessas parecia humanamente impossível. Por exemplo;
Quando Deus prometeu a Abraão que sua semente seria como as estrelas do céu, e à areia da praia, ou seja, incontável, (Gn 15.1-6).
b) Obediência: À ordem de Deus para deixar a sua terra (Gn 12.1) “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; E saiu e sem saber para onde ir.” (Hb 11.8)
c) Esforço: Sincero para viver uma vida de retidão. ”Sendo, pois, Abraão de 99anos, apareceu o Senhor a Abraão e disse-lhe; Eu sou o Deus Todo-Poderoso; Anda em minha presença e sê perfeito.” (Gn 17.1)
5) A ESTENÇÃO DA PROMESSA:
“A promessa de Deus a Abraão e a sua bênção, estende-se, não somente aos seus descendentes físicos, como também a todos aqueles que, com fé genuína aceitarem e seguirem a Jesus Cristo, a verdadeira posteridade de Abraão.” Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por meio de Jesus Cristo, e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito. Ora as promessas foram feitas a Abraão e á sua posteridade. Não diz: e ás posteridades, como se falando de muitas, mas como de uma só: e à tua posteridade, que é Cristo.” (Gl 3.14,16)
Todos os que são da fé como Abraão, são “filhos de Abraão” (Gl 3.7) e são abençoados juntamente com ele (Gl. 3.9). Tornam-se descendentes de Abraão, herdeiros segundo a promessa (Gl 3.29) o que inclui receber pela fé “a promessa do Espírito Santo” em Jesus Cristo.
6) A VERDADEIRA FÉ SALVÍVICA:
Por Abraão possuir uma fé em Deus, expressa pela obediência, dele se diz que é o principal exemplo da fé salvívica (Gn 15.6; Rm 4.1-5; 16-24; Gl 3-9; Hb 11.8-19) “Por ventura Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as obras e que, pelas obras a fé foi aperfeiçoadas.” (Tg 2. 21,22)
Biblicamente, qualquer profissão de fé em Jesus Cristo como Salvador que não requer obediência a Ele como Senhor, não é da classe que Abraão possuía e, portanto, não é a verdadeira fé salvívica “Aquele que crê no filho têm a vida eterna, mas aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (Jo 3.36)
A palavra grega traduzida por “não crê” é apeitheo e significa “desobedecer ou não sujeitar a”. O evangelho chega até nós como uma dádiva gratuita (Rm 5.15,16), mas uma vez aceito, não nos deixa livres para fazermos aquilo que queremos, ele requer que entremos no caminho da salvação ordenada por Deus e que nos sujeitemos à Justiça de Deus (Rm 10.3).


AMÉM!!!!!!!!!!
Fonte: Bíblia de Estudos Pentescostal
Erivelton R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...