segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

01 - A CRIAÇÃO



Gn 1.1 “No princípio criou Deus os céus e a terra.”
                    
O Deus da criação
DEUS UM SER INFINITO:
Deus se revela na Bíblia como um ser infinito, eterno, auto-existente, e como causa primária de tudo que existe, nunca houve um momento em que Deus não existisse. Conforme afirma Moisés: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. (Sl 90.2), ou seja, Deus existiu eternamente e infinitamente antes de criar o universo finito. Ele é anterior a toda criação, no céu e na terra.

DEUS UM SER MORAL:
Deus também se revela como um ser pessoal que criou Adão e Eva à sua imagem e semelhança. Como Adão e Eva foram criados à imagem e semelhança de Deus. Podiam comunicar-se com Ele, como está escrito em Gn 1.26,27.

DEUS UM SER MORAL:
Deus também se revela como um ser moral que criou tudo bom, portanto, sem pecado. Ao terminar a obra Deus contemplou tudo o que tinha feito, e viu que era tudo muito bom.
Inclusive Adão e Eva não tinham pecados, até chegar o dia em que Eva foi tentada pela serpente ou satanás como queiram, foi quando o pecado entrou no mundo. (Gn 3; Rm 5.12; Ap 12.9) “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.”

A Atividade da criação
Para nós termos uma noção de como Deus é poderoso que a atividade que Deus usou para criar o mundo foi apenas falando. Exemplo: ”E disse Deus haja luz.” (GN 1.6)
Mas Deus pai não realizou essa grande obra sozinho, toda a trindade desempenhou sua parte na criação, Pai, Filho e Espírito Santo.
Como?
Em Gênesis 1. 26 temos a comprovação, veja: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...” Esta expressão do verbo fazer na primeira pessoa do plural (nós) nos mostra que a trindade se faz presente.
Mas Jesus não veio só no Novo Testamento?
Sim, Ele veio a terra em forma de homem, muitos anos após a criação, mas ele também esteve presente na criação.
Como?
Jesus, o filho é a própria palavra (verbo) com é citado no evangelho de João 1.1-3 “No princípio, era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.”
No livro de Hebreus temos a afirmação enfática que Deus fez o universo por meio de seu Filho. (Hb 1.2) “A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.”
Mas você me disse que houve a participação de uma terceira pessoa, o Espírito Santo, como?
Ele está descrito como pairando (se movia) sobre a face das águas e sobre a face do abismo preparando-as para as atividades criadoras de Deus. Para que tudo acontecesse quando Deus dissesse a palavra “haja”.
O Espírito Santo Também esteve preparando os grandes homens da bíblia para quando Deus mandasse ir, eles fossem e realizassem uma grande obra. Hoje não é diferente Ele estar nos preparando para uma grande obra de Deus, uma obra tão grande quanto no dia da criação, Ele está esperando apenas um convite nosso, um simples espaço em nossos corações, para que Ele possa entrar e Deus possa realizar a sua obra.
Mas a obra do Espírito Santo não pára por aí, Ele vai continuar conosco, nos guiando, nos auxiliando, nos consolando, nos aconselhando, etc. Então não resista mais, se entregue a Ele, que, como no princípio tudo era sem forma, e depois que o Espírito preparou e Deus agiu tudo ficou perfeito e lindo, e sem pecado, então deixe Ele te preparar, e tudo na sua vida vai ser novo.

O Propósito e o Alvo de Deus na Criação
Deus criou os céus e a terra como manifestação da sua glória, majestade e poder. Vemos isso através da perfeição e da beleza de tudo que há na natureza. E todos os elementos da natureza, Sol, Lua, Árvores, Chuva, Neve, Rios, Córregos, Colinas, Montanhas, Animais e Aves rendem louvores a Deus. (Sl 98.7,8; 148.1-10; Is 55.12). Se todos os elementos naturais dão louvores e glórias ao criador, nosso Deus imagina o que Deus deseja receber de honra, glória e louvores de nós, que fomos feito à sua imagem e semelhança.
Gostaria de abrir dois tópicos:
·         Deus ao criar Adão e Eva à sua imagem e semelhança, Deus só tinha um desejo, uma vontade, um propósito, era de ter uma comunhão amorável e pessoal, ou seja, um relacionamento com muita intimidade com nós seres humanos, e ainda mais, o propósito de Dele era que essa comunhão fosse por toda eternidade. Deus nos fez tanto à sua imagem e semelhança que nos criou também como um ser trino e uno, como Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”, Ele nos fez “Corpo, Alma e Espírito”, ou seja, que possui mente, emoção e vontade. Para quê?
Para que nós possamos nos comunicar com Ele espontaneamente como Senhor, para adorá-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão.
·         Deus desejou de tal maneira esse relacionamento com a raça humana que, quando Adão e Eva pecaram, desobedecendo ao seu mandamento, dando ouvidos a voz de satanás, Deus se irou, mas ainda usou de misericórdia prometendo enviar um Salvador para redimir a humanidade das conseqüências do pecado “E este te ferirá a cabeça...” (Gn 3. 15b).
Daí quando viesse o Salvador, Jesus Cristo, Deus teria um povo para sua própria possessão, cujo prazer estaria Nele, que O glorificaria, e que viveria em retidão e Santidade diante Dele. (Is 60.21; 61.1-3; 1Pe 2.9 e Ef 1.11,12) “ Nele, digo,em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo.”
A confirmação do propósito de Deus na criação está escrito no livro do Apocalipse, onde João descreve o fim da história com essas palavras: “... Com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” (Ap 21.3b).

A Criação e Evolução
A evolução é o ponto de vista predominante, proposto pela comunidade científica e educacional do mundo atual em se tratando da origem da vida e do universo. Mas quem crê realmente na palavra de Deus, na Bíblia, deve ficar atento para estas quatro observações a respeito da evolução.

·         A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhum criado, pessoal e divino que criou e mundo.
Pelo contrário, tudo veio a existir mediante uma série de acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos. Os postulantes de evolução alegam possuir dados científicos que apóiam a sua hipótese.

·         O ensino evolucionista não é realmente científico. Segundo o método científico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, vinda de experiências que podem ser produzidas em qualquer laboratório, no entanto, nenhuma experiência foi idealizada, nem poderá ser-lo, para testar e comprovar teorias em torno da origem da matéria apartir de um “Grande estrondo” o Bing Bang, ou do desenvolvimento gradual dos seres vivos.
Por conseguinte, a evolução é uma hipótese sem “evidencias” científicas, e somente quem crê em teorias humanas é que pode aceitá-la. A fé do povo de Deus, pelo contrário, firma-se no Senhor e na sua revelação inspirada, a qual declara que Ele é quem criou do nada todas as coisas.

·         É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies dos seres viventes. Por exemplo: Algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; Por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas espécies; Não há, porém nenhuma evidência, nem se quer no registro geológico, a apoiar a teoria de que um tipo de ser vivente, já evoluiu doutro tipo. Pelo contrário, as evidências, ou seja, as provas existentes apóiam a declaração da Bíblia, que Deus criou cada criatura vivente “Conforme cada espécie.” (Gn 1. 21; 24,25).

·         Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução Teísta. Essa teoria aceita a maioria as conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que Deus deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a Deus um papel ativo em todos os aspectos da criação, por exemplo: Todos os verbos principais em Gênesis 1 têm Deus como seu sujeito, a não ser em 1.12 (que cumpre o mandamento de Deus no v. 11) é a frase repetida “E foi a tarde e a manhã”. Deus num não é um supervisor indiferente; Pelo contrário, é o criador ativo de todas as coisas. “Porque Nele foram criadas todas as coisas, que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; Tudo foi criado por Ele e para Ele.” (Col 1.16)



AMÉM!!!!!

Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal
Erivelton R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...