domingo, 23 de agosto de 2020

54. TERMOS BÍBLICOS PARA SALVAÇÃO

 

Romanos 1.16: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu também do grego.”

            Deus nos oferece livremente a vida eterna em Jesus Cristo, mas, ás vezes, nos é difícil compreender o processo exato para torná-la disponível a nós. Por isso, Deus apresenta na Bíblia vários aspectos da salvação, cada um com sua ênfase exclusiva. Este estudo examina três desses aspectos: A salvação, a redenção e a justificação.

            SALVAÇÃO

            Salvação do grego “soteria [soteria], significa livramento, chegar à meta final com segurança, proteger de dano, Já no Antigo Testamento, Deus revelou-se como Salvador do seu povo, Moisés declara em  Êxodo 15.2: “O Senhor é a minha força e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; Ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei”. Davi nos Salmos 27.1 também declara: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem recearei?”. A salvação é descrita na Bíblia como “caminho”, ou a estrada através da vida, para comunhão eterna com Deus no céu, Jesus ensinou e Mateus deixou registrado no Evangelho que leva o seu nome o seguinte: “E porque estreita é a porta, apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”(Mt 7.14). O Evangelista João é mais específico quando relata sobre esse caminho: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).Esta estrada ou caminho dever ser percorrido até o fim, o apóstolo Pedro declarou: “Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.” (2Pe 2.21).

            A salvação pode ser descrita como um caminho com dois lados e três etapas:

1)    O único caminho da salvação: Cristo é o único caminho ao Pai, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos se salvos”  (At 4.12; Jo 14.6). A salvação nos é concedida mediante a graça de Deus, manifesta em Jesus Cristo, é baseada em sua morte, sua ressurreição e sua contínua intercessão pelos salmos (Rm 3.24,25; At 5.10; Hb 7.25).

2)    Os dois lados da salvação: A salvação é recebida de graça, mediante a fé em Cristo “isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste  tempo presente, para que Ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Concluímos, pois, que  o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Rm 3.22-26,28). Isto é, a salvação resulta da graça de Deus e da resposta humana da fé, “porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como esta escrito: Mas o justo viverá pela fé” (Rm 1.17).

3)    As três etapas da salvação:

3.1. A etapa “passada” da salvação inclui experiência pessoal mediante a qual nós, como crentes, recebemos o perdão dos pecados e passamos da morte espiritual para a vida espiritual; do poder do pecado para o poder do Senhor, do domínio de Satanás para o domínio de Deus “para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mm” (At 26.18). A Salvação nos leva a um novo relacionamento pessoal com Deus “Mas todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (Jo 1.12) e nos livra da condenação do pecado.

 

3.2. A Etapa “presente” da salvação nos livra do hábito e do domínio do pecado, e nos enche do Espírito Santo. Ela abrange: 1º)  O privilégio de um relacionamento pessoal com Deus como nosso Pai e com Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador: 2º) A conclamação para nos considerarmos mortos para o pecado e para submetermos à direção do Espírito Santo e à Palavra de Deus; 3º) O convite para sermos cheios do Espírito Santo e a ordem de continuarmos cheios; 4º) A exigência para nos separarmos do pecado e da presente geração perversa; e 5º) A chamada para travar uma batalha constante em prol do reino de Deus contra Satanás e suas hostes demoníacas.

 

3.3. A etapa “futura” da salvação abrange: nosso livramento da ira vindoura de Deus; nossa participação da glória divina e nosso recebimento de um corpo ressurreto, transformado e os galardões que receberemos como vencedores fiéis. Apocalipse 27 nos diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que esta no meio do paraíso de Deus”. O vencedor (gr Nikon [Nikon]) é aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e Satanás.

            Cercado de muita oposição e apostasia, o vencedor se recusa a conforma-se com o mundo e a impiedade dentro e fora da igreja. Ele ouve e atende aquilo que o Espírito diz às igrejas, permanece fiel a Cristo até o fim e aceita somente o padrão de Deus para a vida cristã, revelado na sua Santa Palavra.

            Nas igrejas de Deus, o vencedor, somente o vencedor, comerá da árvore da vida, não sofrerá o dano da segunda morte, receberá o maná escondido e um novo nome no céu, terá autoridade sobre as nações, seu nome não será removido do Livro da Vida, será honrado por Cristo diante do Pai e dos anjos, permanecerá com Deus no seu templo, terá sobre si o nome de Deus, de Cristo e da nova Jerusalém e será para sempre filho de Deus.

            O segredo da sua vitória é a morte expiadora de Cristo, seu próprio testemunho fiel acerca de Jesus e a perseverança no amor a Cristo até à morte. Note que, vencemos o pecado, o mundo, e Satanás ou somos por eles vencidos, acabando por sermos lançados no lago de fogo e enxofre, não há grupo neutro.

            Essa etapa futura da salvação é o alvo que todos os cristãos se esforçam para alcançar. Toda advertência, disciplina e castigo do tempo presente da vida do crente tem como propósitos preveni-lo a não perder essa salvação.

                        REDENÇÃO

            O significado original de “redenção” (gr apolutrosis [apolutrosis]) é resgatar mediante o pagamento de um preço. A expressão denota o meio pela qual a Salvação é obtida, a saber: pagamento de um resgate. A doutrina da redenção pode ser resumida da seguinte forma:

1.    O estado do pecado, do qual precisamos ser redimidos: O Novo Testamento mostra que o ser humano está alienado de Deus, sob o domínio de Satanás, escravizado pelo pecado e necessitando de livramento da culpa, da condenação e do poder do pecado.

2.    O preço pago para nos livrar dessa escravidão: Cristo pagou esse resgate ao derramar seu sangue e dar a sua vida.

3.    O estado presente dos redimidos: Os crentes redimidos por Cristo estão agora livres do domínio de Satanás e da culpa e do poder do pecado. Essa libertação do pecado, no entanto, não nos deixa livres para fazer o que queremos, pois somos propriedade de Deus. A nossa libertação do pecado por Deus nos torna em servos voluntários seus.

4.    A doutrina da redenção no Novo Testamento já estava prefigurada nos casos de redenção registrados no Antigo Testamento. O grande evento redentor do Antigo Testamento foi o êxodo de Israel. Também, no sistema sacrificial levítico, o sangue de animais era o preço pago para expiar o pecado.

 

JUSTIFICAÇÃO

A palavra justificação (gr dikaioo [dikaioo]) significa ser “justo ou reto diante de Deus”, tornado justo, estabelecer como certo ou endireitar. Denota estar num relacionamento certo com Deus, mais  do que  receber uma mera declaração judicial ou legal. Deus perdoa o pecador arrependido, a quem Ele tinha declarado culpado segundo a sua Lei e condenado à morte eterna, restaura-o ao favor divino e o coloca em relacionamento correto (comunhão) com Ele mesmo e com Sua vontade. Ao apóstolo Paulo foram reveladas várias verdades a respeito da justificação e como ela é efetuada:

1)    A justificação diante de Deus é uma dádiva. Ninguém pode justificar-se diante de Deus guardando toda Lei ou fazendo boas obras, “porque todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm 3.23).

2)    A justificação diante de deus se alcança mediante “a redenção de que há em Cristo Jesus” (Rm 3.24). Ninguém é justificado sem que antes seja redimido por Cristo, do seu pecado e do seu poder.

3)    A justificação diante de Deus provém da “sua graça”, sendo obtida mediante a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

4)    A justificação diante de Deus,  está relacionada com o perdão dos nossos pecados. Os pecadores são declarados culpados diante de Deus, mas por causa  da morte expiatória de Cristo e da sua ressurreição são perdoados.

5)    Uma vez justificados diante de Deus, mediante a fé em Cristo, estamos crucificados com Ele, o qual passa a habitar em nós. Através dessa experiência, nos tornamos de fato justos e começamos a viver para Deus. Essa obra transformadora de Cristo em nós, mediante o Espírito Santo, não se pode separar da sua obra redentora a nosso favor. A obra de Cristo e a do Espírito Santo são de mútua dependência.

 

AMÉM!

ERIVELTON DE JESUS

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