quarta-feira, 5 de março de 2014

22 - O LOUVOR A DEUS


Sl 9.1,2: “Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei as tuas maravilhas, Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo”.
            Segundo o dicionário de língua portuguesa Michaelis a palavra louvor vem de louvar do latim laudare que significa: Dirigir louvores, aprovar, confirmar, com elogio, elogiar-se, gabar-se, jactar-se, vangloriar-se, bendizer, enaltecer, exaltar, glorificar. Então segundo o dicionário louvor significa: Ato de louvar; Louvação, aplauso, elogio, encômio, glorificação.
            No AT, a palavra louvor conota algo como fazer ruído; também associada aos gestos e movimentos do corpo; pode ser empregado na música e na dança. É uma expressão, nem sempre inteligível, de adoração e reconhecimento de Deus como Senhor.
            No NT, está associada ao agradecimento. Expressa o reconhecimento do amor e cuidados divinos conosco agradecendo sua provisão, por meio de alegria e júbilo diante dEle.

A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR
            A Bíblia constantemente exorta o povo de Deus a louvar ao Senhor.
            O AT emprega três palavras básicas para conclamar os israelitas a louvarem a Deus: a palavra barak (também traduzida “bendizer”); a palavra balal (da qual deriva da palavra “aleluia” que literalmente significa “louvai ao Senhor”); e a palavra yadah (às vezes traduzidas por “dar graças”).
            O primeiro cântico na Bíblia, entoado depois de os israelitas atravessarem o mar Vermelho, foi, em síntese, um hino de louvor e ação de graças a Deus (Êx 15) “O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto lhe darei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.” (Êx 15.2). Moisés instruiu os israelitas a louvarem a Deus pela sua bondade em conceder-lhes a terra prometida (Dt 8.10). O Cântico de Débora, por sua vez, congregou o povo expressamente para louvar ao Senhor (Jz 5.9). A disposição de Davi em louvar a Deus está gravada, tanto na história da sua vida em 2Sm 22.4,47, 50: “O Senhor, digno de louvor, invoquei e de meus inimigos fiquei livre. Vive o Senhor, bendito seja o meu rochedo; exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação. Por isso, ó Senhor, te louvarei entre as nações, e entoarei louvores ao teu nome” e 1Cr 16, 4, 9, 25, 35,36; 29.20, como nos Salmos que escreveu (Sl 9.1,2; 18.3; 22.23; 52.9; 108.1,3; 145). Os demais salmistas também convocam o povo de Deus a, enquanto viver, sempre louvá-lo (Sl 33.1,2; 47.6,7; 75.9; 96.1-4; 100; 150). Finalmente, os profetas do AT ordenam que o povo de Deus o louve “Cantai ao Senhor uma cântico novo e o seu louvor, desde o fim da terra... Dêem glória ao Senhor e anunciem o seu louvor nas ilhas” (Is 42.10,12) e Jr 20.13; 33.9; Sl12. 1; Jl 2.26; Hc 3.3 também ordena o povo a louvar a Deus.
            O chamado para louvar a Deus também ecoa por todo NT. O próprio Jesus louvou a seu Pai celestial (Mt 11.25; Lc10. 21). Paulo espera que todas as nações louvem a Deus (Rm 15.9-11; Ef 1.3,6, 12) e Tiago nos conclama a louvar ao Senhor (Tg 3.9; 5.13). E, no fim, o quadro vislumbrado no Apocalipse é o de uma vasta multidão de santos e anjos, louvando a Deus continuamente (Ap 4.9-11; 5.8-14; 7.9-12; 11.16-18).
            Louvar a Deus é uma das atribuições principais dos anjos (Sl 103.20; 148.2) e é privilégio do povo de Deus, tanto crianças (Mt 21.16), como adultos (Sl 30.4; 135.1,2, 19-21). Além disso, Deus também conclama as nações a louvá-lo. Isto quer dizer tudo quanto tem fôlego está convocado a entoar bem alto os louvores a Deus (Sl 150.6). E, se tanto não bastasse, Deus conclama a natureza inanimada a louvá-lo, como por exemplo, o sol, a lua e as estrelas (Sl 148.2,4); os raios, o granizo, a neve, e o vento (Sl 148.8); as montanhas, colinas, rios e mares (Sl 98.7,8; 148,9; Is 44.23); todos os tipos de árvores (Sl 148.9; Is 55.12) e todos os tipos de seres vivos (Sl 69.34; 148.10).
                       
MÉTODOS DE LOUVOR
            Há várias maneiras de se louvar a Deus.
1)    O louvor é algo fundamental na adoração coletiva prestada pelo povo de Deus (Sl 100.4)
2)    Tanto na adoração coletiva como noutros casos, uma maneira de louvar a Deus é cantar, salmos, hinos e cânticos espirituais “Falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef 5.19,20). O cântico de louvor pode ser com a mente, isto é, em idiomas conhecidos ou com o espírito, isto é, em línguas (1Co 14.14-16).
3)    O louvor mediante instrumentos musicais. Neste particular o AT menciona instrumentos variados, de sopro, com chifre de carneiro e trombetas, e flauta (Sl 150, 3,4); instrumentos de cordas, como harpa e lira e instrumentos de percussão como tamborins e címbalos (Sl 150, 4,5).
4)    Podemos, também, louvar a Deus, ao falar ao nosso próximo das maravilhas de Deus para conosco, pessoalmente. Davi, por exemplo, depois da experiência do perdão divino, estava ansioso para relatar aos outros, que o Senhor fizera por ele (Sl 51.12,13, 15). Outros escritores bíblicos nos exortam a declarar a glória de Deus, na congregação do seu povo e entre as nações. Pedro conclama o povo de Deus “para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a maravilhosa luz” (1Pe 2.9). Noutras palavras, a obra missionária é um meio de louvar a Deus.
5)    Finalmente, o crente que vive a sua vida para a glória de Deus está a louvar ao Senhor. Jesus nos relembra que quando o crente faz brilhar a sua luz, o povo vê as suas boas obras e glorifica e louva a Deus (Mt 5.16). De modo semelhante, Paulo também mostra que uma vida cheio de frutos de justiça louva a Deus (Fp 1.11).
MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS

            Por que o povo louva ao Senhor?
            Uma das evidentes razões vem do esplendor, glória e majestade do nosso Deus, aquele que criou os céus e a terra, aquele a quem devemos exaltar na sua santidade.
            A nossa experiência dos atos poderosos de Deus, especialmente dos seus atos de salvação e de redenção, é uma razão extraordinária para louvarmos ao seu nome; deste modo, louvamos a Deus, pela sua misericórdia, graça e amor imutáveis.
            Também devemos louvar a Deus por todos os seus atos de livramento em nossa vida, tais como livramento de inimigos ou cura de enfermidades.

            Finalmente, o cuidado providente de Deus para conosco, dia após dia, tanto material como espiritualmente, é uma grandiosa razão para louvarmos e bendizermos o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

59 - A Ressurreição do corpo

A RESSURREIÇÃO DO CORPO 1Co 15.35: “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?” A ressurreição do corpo é uma ...